A informação começou a rolar nos bastidores há alguns dias. A Rádio Difusora inclusive citou ele como um dos possíveis secretários numa matéria especulativa divulgada na semana passada. Independente de especulações, o ex-prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria (PP) parece mesmo muito próximo de se tornar secretário municipal em Marechal Cândido Rondon no futuro governo Backes e Sauer.

As evidências

Quando soube que o nome do ex-prefeito e ex-candidato a deputado estadual do PP estava sendo ventilado, há alguns dias, fui direto às fontes.

O futuro prefeito Adriano Backes foi seco. Quando questionado se havia convidado Andersou respondeu com um breve e objetivo “não”.

O próprio Anderson Bento Maria disse que não sabia de nada, mas deixou escapar uma frase suspeita:  “Quando eu voltar de viagem vou aí conversar pessoalmente contigo.” Hummm…

O presidente do PP, Claudinho Koehler, foi mais liso. Disse que também tinha ouvido comentários a respeito, mas que não sabia de nada. Será que o presidente do partido do prefeito eleito não sabia nada mesmo?

As respostas dos três me lembraram a imagem da fábula japonesa dos “três macacos sábios”: Mizaru (não veja o mal), Kikazaru (não ouça o mal) e Iwazaru (não fale o mal).

Este provérbio é conhecido como a regra de ouro no Japão, especialmente entre os budistas, onde se encontram outros ensinamentos que ajudam a promover a harmonia entre as pessoas.

Mas será que haverá harmonia no grupo político de Backes e Sauer com a eventual confirmação de Bento Maria?

Quando afirmo que a definição está cada vez mais próxima, é porque outras lideranças influentes do mesmo grupo político já deram a entender que a possibilidade é grande. E, nesta segunda-feira (25) mais evidências caíram aos meus próprios olhos.

Primeiro encontrei Anderson Bento Maria na cerimônia de entrega do título de cidadão honorário para Harto Viteck, na sessão solene da Câmara. Até aí, nada demais, pois o Harto fez amigos em toda região nos seus 28 anos de atuação como chefe de gabinete do ex-deputado Elio Rusch (União Brasil).

Mas, depois, Bento Maria saiu para jantar com o presidente do PP, Claudinho. Eu queria tanto ser uma mosquinha pra acompanhar aquela conversa, mas deixei o ambiente até para deixá-los mais à vontade.

Os prós e os contras

Nos bastidores, o nome de Bento Maria enfrenta certa resistência. Primeiro pela pasta que supostamente ele deveria ocupar, o Planejamento. Profissionais ligados à classe de engenheiros e arquitetos não vêem com bons olhos “importar” um secretário de outra cidade quando em Marechal haveria muitos profissionais capacitados para a função, hoje ocupada com louvor pelo jovem engenheiro civil Alisson Ostjen.

Mas, é preciso considerar alguns aspectos positivos do nome na pauta. Anderson também é arquiteto e tem a experiência de oito anos como prefeito. Além disso, tem bom trânsito no governo, especialmente do Estado. Conhece o caminho das pedras para viabilizar bons projetos. Portanto, pode ser um excelente assessor para o novo prefeito.

Além do mais, não seria nenhuma novidade trazer alguém de fora da cidade para ser secretário. A atual secretária de Saúde, Marciane Specht (União Brasil), por exemplo, veio de Pato Bragado e o seu trabalho foi referendado pelas urnas na eleição de outubro, quando elegeu-se vereadora.

Reflexos políticos

Há quem se preocupe também com os reflexos políticos da eventual escolha por Anderson Bento Maria. Afinal ele é jovem e tem aspirações políticas. Em 2022 foi candidato a deputado estadual pelo PP e somou expressivos 19.855 votos. Só em Marechal Cândido Rondon somou 3.929 votos.

A dúvida que cintila na cabeça de muitos é se a vinda de Anderson poderia ser uma manobra do PP para ocupar de vez o comando político do grupo de situação, lançando ele deputado estadual por aqui. E o projeto do Marcio Rauber (União Brasil) como é que fica?

A resposta para esta pergunta vamos buscar se o nome for confirmado. Até lá, prevalece o provérbio japonês dos três macacos sábios, pois a escultura dos três macacos simboliza paz e harmonia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *