A chegada de Fernando Nègre na Câmara de Vereadores está prestes a inaugurar uma nova fase para a política do município. Ao contrário que muitos pensam, ele não terá uma postura de oposição radical à administração, mas pretende se colocar como um aliado para demandas concretas e na busca de soluções que impactem positivamente a vida dos rondonenses. Isso principalmente no que tange a fazer o link entre o município com as lideranças ligadas ao Governo Federal.
Prova disso é que mesmo antes de assumir o mandato em janeiro de 2025, Nègre já demonstra uma postura ativa e comprometida, buscando parcerias e apresentando demandas prioritárias para atender às necessidades da população.
Na última sexta-feira (22), por exemplo, o vereador eleito participou de uma agenda em Foz do Iguaçu, onde se reuniu com a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, com o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, e também conversou com o deputado Arilson Chiorato, presidente estadual do PT (foto).
Campus do IFPR
Um dos principais pleitos apresentados por Fernando foi a viabilização de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Marechal Cândido Rondon. A proposta, segundo o vereador eleito, visa transformar o município em um polo de qualificação profissional, atendendo tanto ao setor industrial quanto ao agronegócio local.
“A luta por um campus do IFPR é um investimento no futuro de nossa comunidade. Queremos preparar nossa população para ocupar vagas no mercado de trabalho com melhores inovações e contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico e social de nossa região”, destacou Nègre.
Saúde e infraestrutura
Além da educação, Fernando mencionou a construção de uma segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como uma necessidade urgente para atender a região dos bairros Vila Gaúcha e o grande Boa Vista. O projeto busca suprir a crescente demanda por serviços de saúde, descentralizando o atendimento no município.
Outro pleito foi a solicitação de uma passarela para pedestres na BR-163, em uma área com intenso fluxo de trabalhadores e frequência de acidentes fatais. Segundo Nègre, a segurança da população deve ser uma prioridade, e a obra pode salvar vidas.
“Investir em educação, saúde e infraestrutura é cuidar da nossa gente. Precisamos garantir que os recursos cheguem onde é mais importantes”, reforçou.
Turismo
Em diálogo com Enio Verri, Fernando apresentou a necessidade de revitalização da Praia Artificial de Porto Mendes como um projeto importante para fomentar o turismo sustentável e contribuir para a economia local. A proposta visa transformar o distrito turístico em um atrativo regional, gerando emprego e renda para a comunidade.
“A revitalização de Porto Mendes não é apenas uma obra, mas uma oportunidade de reposicionar Marechal Cândido Rondon no mapa do turismo regional”, argumentou Nègre.
Próximos passos
Com agendas previstas em Curitiba e Brasília, Fernando pretende intensificar seus contatos junto às lideranças políticas e órgãos federais. O objetivo é garantir recursos e políticas públicas que façam a diferença para Marechal Cândido Rondon, demonstrando que sua atuação será pautada pelo trabalho e pelo diálogo.