Dando continuidade à série “Retratos do Tempo” apresento hoje uma relíquia fotográfica possivelmente de 1971 (não consegui confirmar).

A foto antiga revela a visão de um passado poeirento emerge das ruas que formam o centro de Marechal Cândido Rondon. Para tentar reproduzir o mesmo ângulo posicionei-me na região da rodoviária, para capturar a região central da cidade.

Imagem que seria de 1971

 

Fotoaérea de Marechal Cândido Rondon
O mesmo ângulo, caputado em fevereiro de 2024

A evolução na encruzilhada do tempo

A arquitetura do passado acena com marcos como o Edifício Irmãos Lamb, no cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Santa Catarina, se destacando ao centro das imagens. Este edifício já abrigou a rodoviária e ecoou as primeiras transmissões da Rádio Difusora.

Edifíco Irmãos Lamb
Edifíco Irmãos Lamb

Um pouco mais à esquerda, a rotatória da bandeira hoje se posiciona onde antes se erguia apenas um cruzamento, um esboço do que estava por vir. O antigo Posto Centrão ainda guarda o eco dos carros e conversas de outrora. Uma quadra abaixo, na outra esquina, o atual Posto Região (antigo Posto Camilo).

O antigo Salão Ijuí, ainda de pé, remete à resistência e à preservação da identidade local, no canto inferior esquerdo das imagens.

Seguindo pela Rua Independência, a Casa Gaza ainda é um esqueleto de tijolos e esperanças na agora velha imagem.

Bem no alto, o que era uma área descampada na foto antiga, viria a se tornar a grande mancha verde da praça da Igreja Católica. Aliás, o atual templo da comunidade ainda não existia.

E, como uma promessa de modernidade e bem-estar, a caixa de água central do Saae em suas fases iniciais, simboliza o avanço que viria a saciar a sede de progresso da cidade.

Estas imagens, a antiga e a atual, não apenas capturam um momento congelado no tempo, mas também convidam os mais antigos a compartilharem suas histórias, tecendo assim o rico tapeçário da nossa herança coletiva.

Se você tiver alguma foto aérea antiga de Marechal Cândido Rondon ou seus distritos, encaminhe pelo WhatsApp (45) 99860-0127.

One Reply to “Retratos do Tempo: um salto de 50 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *