A recente polêmica levantada a partir da divulgação de que motoristas estavam sendo multados por infrações observadas através do sistema de videomonitoramento levou o prefeito Marcio Rauber a convocar uma entrevista coletiva. Os veículos de comunicação foram convidados para a coletiva às 10 horas desta segunda-feira (3), na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

O convite foi disparado na noite deste domingo (4) no grupo de whatsapp mantido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e diz o seguinte, na sua íntegra:

“Colegas, boa noite!
Convidamos a todos para uma coletiva do prefeito Márcio Rauber, nesta segunda-feira, às 10h, na sala de reuniões do gabinete. O tema será o sistema integrado de vídeo monitoramento da nossa cidade.
Desde já, grato pela presença de todos!
Airton Kraemer – diretor de comunicação.”

Entenda o caso

A central de videomonitoramento está em funcionamento na cidade desde setembro de 2023. Ela consiste a distribuição de diversas câmeras em pontos estratégicos da cidade. A central foi montada na sede da 2ª Cia da Polícia Militar, onde um policial acompanha as imagens 24 horas por dia.

Segundo informações repassadas à imprensa em outubro, o sistema representa um investimento superior a R$ 600 mil por ano por parte da Prefeitura. Na oportunidade, também foi informado que as câmeras “tem possibilitado a sensível redução nos índices de criminalidade, além de ajudar a prevenir e a elucidar crimes”.

Contudo, ninguém falou que o sistema também seria usado para aplicar multas por infrações de trânsito.

Na semana passada, um áudio de whatsapp correu a cidade como rastilho de pólvora, com uma pessoa alertando que estavam multando através de situações flagradas por Câmeras. Questionado pela imprensa, o comandante da  Polícia Militar, Tenente Paulo Rolon de Lima, confirmou que desde dezembro estão sendo aplicadas multas.

O sistema de videomonitoramento foi apresentado em outubro do ano passado

Sem aviso e sem placas

O Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 280 estabelece que o auto de infração poderá ser lavrado por agente da autoridade de trânsito, baseado em imagens de sistemas de videomonitoramento. Entre as infrações que podem ser emitidas por videomonitoramento estão o avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso, circulação em faixas exclusivas, entre outras.

A informação provocou indignação nas redes sociais, principalmente pela falta de comunicado. “Todo mundo achava que era só pra aumentar a segurança”, reclamou uma pessoa num grupo de whatsapp. E realmente, era isso que todo mundo imaginava.

Além de não ter sido realizado nenhuma campanha de conscientização, o Município também falhou ao não sinalizar devidamente. Aliás, nenhuma placa neste sentido foi vista.

No entanto, a aplicação de multas por videomonitoramento deve respeitar a privacidade e a segurança dos dados dos condutores, e a legislação determina que as autoridades devem garantir a correta sinalização sobre a existência de fiscalização eletrônica no local.

Nada disso aconteceu.

Placas como esta deveriam ter sido instaladas antes da aplicação das multas

 

 

 

One Reply to “Prefeito convoca coletiva de imprensa para explicar videomonitoramento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *