O jornal Tribuna do Oeste, do Dario Loch, sabidamente de ligações estreitas com o PP e o deputado Dilceu Sperafico, trouxe na sua edição desta quinta-feira (21) informações interessantes sobre a movimentação do Progressistas. A pontualidade das notas divulgadas sugerem duas possibilidades.

Uma é que o partido possa estar se articulando estrategicamente para tentar devolver o tombo que levou com o deputado Sperafico declarando seu apoio incondicional à pré-candidatura de Arion Nasihgil.

A outra é de que a estruturação do partido conte com o aval de Sperafico e, lá na frente, na janela, o tombo ser em outro. Já vi esse filme com o PSD em 2016.

Backes a um passo do PP

Um das notas da coluna política é a iminente filiação de Adriano Backes ao Progressistas. O secretário de Agricultura e vereador recordista de votos em 2020, parece que realmente vai para o PP.

Backes, com seu carisma e popularidade em alta, conforme apontam as pesquisas já divulgadas, parece ser a aposta do PP para a cadeira de prefeito nas eleições vindouras. A fotografia que acompanha a matéria no Tribuna do Oeste é um testemunho visual desse encontro estratégico, mostrando Backes ao lado das figuras-chave do partido.

PP planeja dominar as eleições

A julgar pela nota que a coluna do Dario traz com o presidente do partido, vereador licenciado Claudinho Koehler, o grupo parece preparar-se para lançar uma ofensiva política inédita em 2024. Pelo menos esse é o discurso.

A sigla planeja apresentar uma lista completa de candidatos a vereador, além de um forte pré-candidato a prefeito. A aposta está na performance do partido nas eleições de 2022, com votações expressivas para seus candidatos.

E para tanto, apesar das informações conflitantes da última semana, o partido parece ainda contar com a influência do deputado Sperafico, uma espécie de general do PP regional.

O retorno do filho pródigo

Outra informação do Tribuna é que Gordinho do Suco, figura carismática e de peso literal na política local (mas precisa mais maturidade), sinaliza seu retorno ao PP. Ex-membro do partido e com um histórico de contribuições valiosas, Gordinho parece decidido a alinhar-se novamente com as forças progressistas, impulsionado pela amizade e aliança com Sperafico.

Mas, o próprio jornal entra em contradição, ao apresentar primeiro Backes como pré-candidato pelo partido e depois apresentar também Gordinho do Suco na mesma condição. Vai de chapa pura??? Não, certamente que não. Um deles vai a vereador novamente.

Mas de que lado estará o PP?

Se estas duas adesões acontecerem, de fato o PP assumirá um grande protagonismo para a eleição de 2024. Mas, isso não garante que ele estará do lado da situação.

A própria posição de Sperafico é um indicativo para isso. Ele não abre mão do apoio ao Arion Nasihgil, mas mantém visivelmente uma relação ainda muito estreita com o Progressistas local. Será que o PP seguirá o caminho do PL?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *