Foz do Iguaçu é a segunda cidade do Oeste do Paraná que poderá ter segundo turno a partir da eleiçõ de 2024. A primeira é Cascavel, onde o dispositivo já existe há alguns anos.

Para ter a possibilidade de segundo turno nas eleições municipais a legislação determina que a cidade deve ter mais de 200 mil eleitores. Foz do Iguaçu ultrapassou esta marca nesta quina-feira (23), segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, para ser eleito, o candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. Ou seja, excluindo os votos em branco e nulos, o candidato precisa ter 50% + 1 dos votos.

Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos em primeiro turno, o candidato é considerado eleito, e não é realizado o segundo turno. Caso contrário, há a segunda votação entre os dois candidatos melhor votados no primeiro turno.

No Paraná, além das duas cidades do Oeste, o segundo turno pode ocorrer apenas em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Esta última também atingiu o número neste ano, em agosto.

2 Replies to “Foz ultrapassa os 200 mil eleitores e pode ter 2º turno em 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *