Nem Tadeu, nem Backes e nem Sauer. Gordinho do Suco é disparado o nome mais forte do grupo de situação na corrida eleitoral para prefeito de Marechal Cândido Rondon. É o que revela a nova pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (06) pelo Programa do Picolo.

Incluído pela primeira vez na sondagem que apresenta oito nomes como pré-candidatos a prefeito, Gordinho (União) aparece com 22,9%, sendo o nome situacionista que mais se aproxima do líder da pesquisa, o vereador de oposição Arion Nasihgil (PP), que segue na frente, com 28,3% das intenções de voto.

Bem atrás dos dois aparecem o vereador Vanderlei Sauer (União) com 10,3%, o secretário de Agricultura Adriano Backes (União), com 9,1% e o empresário Elizeu “Tadeu” dos Reis (sem partido), com 7,4%.

Também foram sondados os nomes de Palagano (PSOL), que apareceu com 2%, do vereador Dionir (União), que apareceu com 1,4% e do secretário Claudinho (PP), que apareceu com 1,1%.

Brancos e nulos representam 5,4% e 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem.

Primeira vez

Na pesquisa anterior, divulgada por Picolo em 21 de julho, o nome de Gordinho, Dionir e Claudinho não constavam na pergunta estimulada. Depois disso eles manifestaram intenção de eventualmente disputar cargo na majoritária e, por isso, foram incluídos.

Segundo o comunicador Anderson Picolo, o mesmo critério também definiu pela exclusão dos nomes da ex-primeira-dama Maria Cleonice Froehlich (MDB), do assessor parlamentar Fernando Nègre (PT) e da secretária de Saúde Marciane Specht (União), que nunca manifestaram intenção de disputar a prefeitura.

Apesar de na pesquisa de julho, Gordinho do Suco não ter sido sondado para prefeito, na questão sobre quem é o vereador mais atuante, ele apareceu com impressionante 37,1% das opiniões, bem à frente do segundo colocado, Arion, que aparecia com 13,1%.

Confrontos diretos

A pesquisa também simulou alguns confrontos diretos entre pré-candidatos. Alguns destes confrontos têm chances reais de acontecer. Outros dificilmente acontecerão, mas serve para avaliar a força entre pré-candidatos de um mesmo grupo político.

Segundo Anderson Picolo, os confrontos diretos simulados leva em consideração os quatro melhores colocados da pesquisa anterior.

Nas possibilidades de confrontos envolvendo o vereador Arion Nasihgil contra nomes da situação, em todas o oposicionista leva vantagem. A margem mais apertada é contra Sauer (48,3% contra 28,6%) e a mais folgada é contra Tadeu (56,6% contra 20,6%).

Infelizmente não houve sondagem para eventual confronto entre Arion e Gordinho, pois ele não constava no levantamento anterior. Na próxima pesquisa, que será divulgada no dia 22 de dezembro, o nome de Gordinho constará.

 

 

 

 

 

Avaliação do Governo Marcio
A avaliação da atual administração, que tem à frente o prefeito Marcio Rauber (União), demonstra um índice histórico de aprovação, inclusive com uma oscilação positiva em relação ao levantamento de julho.

O conceito ‘ótimo’ subiu de 23,7% para 26,3%. O ‘bom’ caiu um pouco, de 46,9% para 44%. O ‘regular’ praticamente ficou igual, pois em julho era 20,3% e agora é 20,9%. O conceito ‘ruim’ subiu de 2% para 3,1% e o ‘péssimo’ de 4% para 4,9%.

 

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi contratada pelo Programa do Pícolo (Regional Produções Ltda) e realizada pelo Instituto Excelência Pesquisas, nos dias 22 e 23 de setembro de 2023. O tamanho amostral é de 350 entrevistas, realizadas proporcionalmente nas áreas urbana e rural. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Novo levantamento está previsto para ser divulgado no dia 22 de dezembro.

One Reply to “Gordinho do Suco é a grande surpresa na nova pesquisa para prefeito de Marechal Rondon”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *