No dia 1º de abril de 1854 a população de Curitiba e do Paraná o primeiro jornal da historia da província, “O Dezenove de Dezembro”, nome que faz referência à data de emancipação do Paraná, que ocorrera quatro meses antes. Com aquela edição, nascia, também, o jornalismo paranaense.

Em sua primeira edição, o periódico destacou a lei imperial número 704, de agosto de 1853, que eleva a 5ª Comarca de São Paulo à categoria de Província do Paraná. “Dom Pedro Segundo, por graça de Deos, e unanima aclamação dos povos, imperador constitucional e defensor perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os nossos subditos, que a assembleia geral legislativa decretou e nós queremos a lei seguinte: Art 1. A comarca de Coritiba era província de São Paulo fica elevada à categoria de província…”, publicou o jornal, que circularia pela capital até fevereiro de 1890. A partir de abril de 1855, o periódico teve suprimido o artigo de seu nome, passando a ser publicado com a designação de “Dezenove de Dezembro”.

Além da lei imperial, a primeira edição do ‘Dezenove’ também apresentou as nomeações de cargos administrativos feitas pelo primeiro presidente Zacarias de Góis e Vasconcelos nos dias que sucederam sua posse, como a de Constantino do Amaral Tavares “para o emprego de official interino da Secretaria do Governo”.

O periódico abordou ainda o papel da imprensa e o seu, como primeiro jornal da província.

O Museu Paranaense possui um exemplar do primeiro jornal do Paraná. Na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, é possível conferir o jornal (imagem).

As informações são do Bem Paraná. A foto é de Franklin de Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *