Atendendo a convite do Colégio Estadual de Margarida, estive participando de uma aula com alunos do ensino médio deste educandário na manhã desta segunda-feira. Na oportunidade, eles promoveram uma mesa redonda sobre o tema “Ética na imprensa”. Participaram da mesa redonda também os comunicadores João Marcos Gomes, da Rádio Difusora; e Carina Walker Ribeiro, do Jornal O Presente.

A discussão em torno do tema foi interessante, pois reacendeu questões que vimos exclusivamente na faculdade e que poucas vezes, depois disso, paramos para debater. Debatemos a influência que os interesses comerciais exercem no exercício da profissão e como também a indústria dos danos morais interfere na liberdade do jornalismo.

Me fez refletir sobre o que escrevi na semana passada, a respeito da imunidade parlamentar. Como seria bom se o jornalista tivesse a liberdade que tem um vereador. Quanto serviço poderia ser prestado à sociedade.

Contudo, seguidamente nós, profissionais da comunicação, ficamos amordaçados ao medo de um processo por dano moral. Seguidamente somos vítimas de ameaças por parte de infratores da lei que usam desta mesma lei para se esconder do escracho público.

É claro que o debate foi muito além. Mas, ao final das discussões, chegamos à conclusão que é fundamental aos jovens não levar como verdade nua e crua tudo aquilo que leem, assistem, ouvem e conectam. É fundamental que consultem mais fontes, que discutam, que analisem cada aspecto para que formem seu próprio juízo sobre as notícias que são veiculadas pela mídia.

One Reply to “Ética e imprensa”

  1. Obrigado por sua valiosa participação em mais uma atividade curricular realizada por nossos profissionais e alunos.
    A comunidade escolar sente-se honrada pela disposição e apoio aos projetos desenvolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *