Apesar do sigilo e da burocracia imposta pelo secretário de Administração Valmir Monteiro na divulgação de informações, o Blog apurou o que motivou a troca no comando do Departamento de Compras, com a exoneração do então diretor Rodrigo Copetti e a nomeação de sua substituta, Luana Oliveira Schumann. E não foi preciso protocolar nada na Procuradoria.
Tudo tem relação com o Processo Licitatório nº 14/2025, referente ao Pregão Eletrônico nº 09/2025, que prevê a contratação de serviços como instalação de divisórias, pisos, forros, persianas e acessórios, com fornecimento de material.
A suspensão foi publicada no Diário Oficial no dia de hoje (26), mas tem data do dia 24, justamente o mesmo dia em que foi exonerado o diretor de Compras, como o Blog já havia revelado.
Graves inconsistências
Segundo o documento oficial, foram encontradas graves inconsistências na fase interna da licitação, especialmente na pesquisa de preços que embasou o orçamento da contratação. Entre os pontos que levantaram suspeitas estão:
Suspeita de relação de parentesco entre os representantes de duas das três empresas consultadas;
- Uso do mesmo número de telefone por duas das empresas;
- Assinaturas digitais feitas com intervalo de apenas dois minutos, o que pode indicar conclusão;
- Apenas uma empresa com endereço comercial real ; as demais, endereços locais;
- Todas as empresas são de Guaíra, apesar da existência de várias empresas do ramo em Marechal Cândido Rondon, o que pode ter restringido a concorrência.
A Prefeitura também apontou fragilidade nos critérios técnicos exigidos no edital, como a exigência de registro no CREA, feita sem respaldo técnico formal.
Diante disso, a decisão assinada pelo prefeito Adriano Backes determinou:
- Nova pesquisa de preços, incluindo empresas de Marechal Cândido Rondon;
- Revisão dos critérios técnicos do edital, especialmente no que diz respeito à exigência do CREA;
- Abertura de procedimento administrativo para apurar possível direcionamento ou conluio entre empresas;
- Sindicância para apurar a conduta dos servidores envolvidos, caso se comprove a participação;
- Revisão de critérios para licitações futuras, com o objetivo de ampliar a participação de empresas locais e garantir maior transparência.