A eleição da Câmara e o anúncio dos primeiros secretários da administração Backes e Sauer mostram que o novo prefeito já deu a volta no ex-prefeito Marcio Rauber. O ex saiu “motsie” do governo e até a foto de transmissão do cargo feita internamente na Prefeitura no dia 1º simbolizou isso, quando apareceu sentado na ponta (foto abaixo), quando Backes já era efetivamente o prefeito há quase 12 horas, independente de assinatura de ata, termo ou qualquer outro documento.
Mas, como o próprio Backes vem dizendo, isso faz parte do passado, “vamos olhar para frente”. E isso ele tem conseguido fazer bem. Se Marcio Rauber saiu “mordido”, foi só ele e um pequeno grupo de pessoas além do “aquário”. E até ali Backes está mostrando jogo de cintura e vem “beliscando” possíveis aliados.
Primeira prova disso: a eleição unânime de Valdir Sachser (União Brasil) como presidente da Câmara.
Segunda prova: a recondução de dois dos secretários do governo passado para a nova equipe: Marciane Specht (Saúde) e Carmelo Daronch (Fazenda).
Terceira prova: o primeiro suplente de vereador contemplado com as nomeações de secretários foi o Verde, do União Brasil e do núcleo duro de Marcio Rauber, pra não dizer do “aquário”.
Isolamento de Rauber
Enquanto Backes e Sauer constroem pontes, dialogando até com opositores – como os vereadores Juca (Podemos) e Nègre (PT), que estiveram presentes no anúncio dos secretários – Marcio Rauber parece caminhar para o isolamento. Lideranças locais, inclusive algumas que sempre o apoiaram, interpretaram sua ausência na posse de Backes como um gesto de soberba, fraqueza ou retração. Acho que “baixou o Pedro nele”.
Esse afastamento do grupo pode prejudicar seus planos políticos, especialmente sua intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. A não ser que reveja seu posicionamento ou que o novo governo vá muito mal nos primeiros meses.
É bom lembrar, que a eleição para deputado é logo ali, no ano que vem. Rauber terá pouco tempo para reorganizar seu grupo e reconquistar aliados. Caso contrário, corre o risco de ser lembrado mais pelas ausências do que pelas conquistas do seu governo.
Mas, se nada mudar, já é possível vislumbrar um confronto inevitável entre Adriano Backes e Marcio Rauber na eleição municipal de 2028. Até lá, contudo, há muito jogo político a ser jogado – e muitas manchetes para este Blog trazer aos leitores.
O fator feminino
Uma surpresa no anúncio dos primeiros nomes do secretariado foi o número expressivo de mulheres na equipe. Entre os sete nomes apresentados, cinco são mulheres: Andria Backes (Assistência Social), Elenice Hachmann Sauer (Cultura), Maria Claudete Kozerski (Educação), Marciane Specht (Saúde) e Lucia Lowe Pletsch (Diretora de Gabinete).
Esse movimento reflete não apenas um esforço de inclusão, mas também uma resposta direta às críticas de falta de representatividade feminina em gestões anteriores.
Primeiros nomes
Andria Backes – Secretária de Assistência Social;
Elenice Sauer – Secretária de Cultura;
Maria Claudete Kozerski, – Secretária de Educação;
Marciane Spech – Secretária da Saúde;
Carmelo Daronch – Secretário da Fazenda;
Lúcia Pletsch – Diretora de Gabinete;
Roges Freitag – Diretor de Imprensa.
One Reply to “Anúncio dos primeiros secretários mostra que Backes já deu a volta em Marcio Rauber”