Com um olhar inovador e um trabalho político que começa a ganhar musculatura muito antes do período eleitoral, Fernando Nègre Nascimento representa a possibilidade real do PT eleger seu primeiro vereador na cidade na eleição do próximo dia 6 de outubro.
Os números não mentem: nas eleições de 2022, o PT obteve um total significativo de votos em Marechal Cândido Rondon, com Lula alcançando 7.801 votos para presidente no primeiro turno. Sim, é preciso observar que nem todos que votaram em Lula são eleitores do PT.
Por isso faço a analogia de forma diferente, considerando os três candidatos a deputados estadual e deputado federal. Observando estes números, é possível ver com clareza o potencial de mobilização da militância local do PT, mesmo diante de um cenário político que era desencorajador diante da força do bolsonarismo na cidade. Cabo eleitoral do PT tinha que ter muita coragem e disposição pra sair às ruas fazer campanha.
Mas, coragem e disposição não faltam a Nègre. Junto com outros militantes, conseguiram que os três mais votados do PT somassem juntos 2.686 votos para deputado federal (Zeca Dirceu, Gleisi e Welter) e 2.281 votos para deputado estadual (Paulo Porto, Professor Lemos e Requião Filho). Estes sim, podemos dizer que são votos de militância e mais do que suficientes para conquistar uma legenda de vereador.
Sai na frente
É claro que é uma análise simples e uma eleição de vereador é muito mais complexa, envolve diversas variáveis, inclusive ser o mais votado no partido, caso o PT consiga realmente fazer a legenda. Haverá outros concorrentes internos buscando o feito.
Mas, é justamente nesse ponto que Fernando Nègre se destaca e sai na frente.
Sem chopp e nem linguicinha, neste sábado (17) ele deu o pontapé inicial na sua pré-candidatura com uma reunião de trabalho com apoiadores realizada no auditório do Edifício Itacorá. Não foi uma multidão, mas a se considerar que era uma reunião de um pré-candidato a vereador do PT em Marechal Cândido Rondon, às três da tarde de um sábado, tinha muito gente sim.
Além dos adeptos locais de sua pré-candidatura, Fernando também trouxe apoio importante de lideranças regionais do partido, como a vereadora Professora Liliam (Cascavel), Nelsi Welter – pré-candidata a prefeita de Toledo, Paulo Porto – Diretor de sustentabilidade indígena da Itaipu, e Wilson Zonin – Superintendente de Meio-ambiente de Itaipu.
Organizado e focado, Fernando começou cedo seu trabalho e procura passar aos seus aliados uma mensagem de renovação e construção de uma política mais inclusiva e participativa. Um caminho para a representatividade, o diálogo e a transformação social.
Se minha reflexão está correta ou não, as urnas dirão no dia 6 de outubro.