Um dado resgatado recentemente pelo site Memória Rondonense revela uma situação política curiosa, interessante e até inusitada. O presidente Lula já foi o candidato mais votado em Marechal Cândido Rondon. Foi em 1989, no segundo turno da primeira eleição direta para presidente após a ditadura militar.

Naquela ocasião, Lula somou por aqui 14.947 votos, praticamente o dobro em comparação ao segundo turno de 2022, quando fez 7.971 votos. Isso representou 54,35% dos sufrágios, contra 45,65% (12.556 votos) de Fernando Collor de Mello, eleito presidente naquela ocasião.

Brizola foi o preferido

Por incrível que pareça, o eleitorado rondonense em 1989 tinha um viés muito à esquerda. No primeiro turno daquela eleição, a grande maioria dos eleitores da cidade preferiu o esquerdista do PDT, Leonel de Moura Brizola, que somou impressionantes 15 mil votos, muito à frente de Collor, com apenas 3.500 votos. Já Lula, tinha recebido apenas 1.040.

O apoio de Brizola a Lula no segundo turno teve uma influência visível, com o candidato do PT saltando de 1.040 para quase 15 mil votos.

O apoio de Brizola foi fundamental para a vitória de Lula no segundo turno em Marechal Rondon

Muito bolsonarista já votou em Lula

Difícil de acreditar, mas os dados resgatados mostram claramente que tem muito bolsonarista de hoje que já votou em Lula no passado. E naquela época o voto era impresso, hein!

Em 2022, apenas 24,64% do eleitorado local confiou seu voto no atual presidente, enquanto que a ampla maioria, formada por 24.373 eleitores, o equivalente a 75,36% do eleitorado, preferiu Jair Bolsonaro.

Mas, como em 1989, novamente o mais votado por aqui foi o eleito em nível nacional.

One Reply to “Sabia que Lula já foi o mais votado em Marechal Rondon?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *