O Progressistas deu um passo interessante na tarde desta sexta-feira (15) para tentar ter seu candidato a prefeito de Marechal Cândido Rondon. O presidente do partido, Claudinho Koehler, levou o vereador licenciado e secretário de Agricultura, Adriano Backes (União Brasil) para ser apresentado ao deputado Dilceu Sperafico como possível pré-candidato a prefeito pelo PP.
Mas, apesar da recepção cordial do deputado, o pessoal acabou levando um “perdido”. Sperafico disse que qualquer um é bem-vindo ao partido, mas que agora ele já assumiu compromisso de apoio com Arion Nasihgil. Esta posição, inclusive, já havia sido antecipada aqui no blog há alguns dias.
Arion está filiado no PP, mas como o partido se alinhou com o grupo de situação, articulou a migração para o PL e apenas aguarda a janela partidária para mudar de sigla.
PP sempre quis ter candidato
O que acontece com o Progressistas é uma grande ironia. O partido sempre quis ter candidato a prefeito no município e era uma cobrança nos tempos de aliança com o MDB.
Ironicamente, quando finalmente a sigla tem uma liderança com potencial eleitoral numa campanha majoritária, está do lado errado do jogo.
Debandada do União
Uma outra leitura que é possível fazer desta manobra, é que deve se confirmar a debandada do União Brasil. Hoje o partido (antigo DEM) conta com o prefeito, o presidente da Câmara e outros cinco vereadores.
Nos bastidores, a conversa era de que o grupo sairia do União para migrar para o PP, PSD e o PL. Mas, o PL “deu ruim”, quando o partido foi entregue aos Nasihgil para viabilizar a pré-candidatura de Arion.
Agora, uma possibilidade parece ser o Republicanos, cujo partido está nas mãos do assessor do vereador Cristiano Metzner, o Suko.
Tudo isso vai clarear apenas ao final da janela partidária, no início de abril de 2024. Até lá, provavelmente a movimentação política no município ainda vai render muita manchete.
2 Replies to “PP apresenta Backes como pré-candidato pelo partido e leva um “perdido” de Sperafico”