Se você pensa que na sua cidade a política é tensa, precisa conhecer Umuarama. Só essa semana houve duas trocas de prefeito na cidade, numa reviravolta atrás da outra.
Na segunda-feira (26) o vice-prefeito Hermes Pimentel (foto à direita) foi chamado para assumir a prefeitura devido ao afastamento do prefeito Celso Pozzobom (foto à esquerda), após uma decisão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) validar sua cassação pela Câmara Municipal. Houve até um acordo entre assessores de Pimentel e de Pozzobom para que os dois não se encontrassem no gabinete, pois o clima entre eles é péssimo.
Mas, Hermes nem conseguiu esquentar a cadeira de prefeito e menos de 24 horas, Pozzobom já conseguiu uma liminar, conferida por desembargadora do TJ, anulando a decisão anterior e determinando o retorno do prefeito.
Vai e volta
Pozzobom é investigado por suspeitas de compra de um apartamento com dinheiro desviado da saúde pública. Em setembro de 2021 ele foi afastado do cargo no âmbito da operação. O vice Hermes Pimentel assumiu o comando da administração.
Em janeiro de 2022, a Câmara de Umuarama cassou o mandato do prefeito afastado. Após uma série de recursos na Justiça, em julho deste ano, um desembargador do TJ derrubou a decisão que mantinha Pozzobom afastado do cargo e o político reassumiu a Prefeitura.
A Câmara recorreu da decisão e, na semana passada, a 4ª Câmara Cível acatou o pedido, confirmando a validade da sessão que cassou o mandato de Pozzobom. Ele recorreu ao despacho e obteve decisão favorável para retornar como prefeito da cidade.