Três vereadores de Marechal Cândido Rondon estão sendo acusados de quebra de decoro parlamentar e passam por ações disciplinares junto ao Conselho de Ética da Câmara. Dependendo do que for apurado, Adelar Neumann (DEM), Nilson Hachmann (PSC) e Dorivaldo Kist, o Neco (MDB), podem ter os mandatos cassados.
Caso se confirme a cassação destes três vereadores, três suplentes serão convocados para assumir definitivamente no Poder Legislativo. Saiba quem são estes suplentes:
Reinar Seyboth
É o primeiro suplemente do Democratas e somou 737 votos na eleição de 2016. Ele é o atual secretário municipal de Coordenação e Planejamento. Irá assumir no caso da cassação do mandato de Adelar Neumann. Há algumas semanas chegou a desistir do mandato quando convocado a assumir no lugar de Adelar, mas voltou atrás.
Maria Amália Ritt Haab
É a primeira suplente do MDB e somou 541 votos em 2016. Ela ocupa provisoriamente uma cadeira no legislativo em função de licença por 30 dias do vereador titular Arion Nasihgil. Ela já assumiu outras vezes, mas sempre temporariamente, na condição de suplente. Maria Amália poderá assumir definitivamente caso o mandato de Dorivaldo Kist, o Neco, seja cassado.
Valdecir Schons – Paleta
É o primeiro suplente da coligação que reuniu PRB, PSC, PTB, PSB e PSDB na eleição de 2016. Na oportunidade ele somou 578 votos. Politicamente sempre foi muito ligado ao atual vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila). Paleta será convocado para ocupar cadeira no Legislativo no caso seja confirmada a cassação do mandato de Nilson Hachmann (PSC).
A Comissão de Ética tem 90 dias para apurar as denúncias e apresentar os relatórios que serão votados em plenário.