O senador e pré-candidato ao Governo do Paraná, Sergio Moro (PL), cumpre agenda em Marechal Cândido Rondon nesta quinta-feira (16), na primeira visita oficial à cidade desde que iniciou a pré-campanha. O encontro com lideranças políticas e pré-candidatos da coligação PL/NOVO acontece no Sítio Pede, na localidade de Novo Três Passos, com atendimento à imprensa previsto para as 19h30.

A cidade integra um roteiro de 15 municípios que o senador percorre em nove dias pelo interior do Estado. Acompanham a comitiva o presidente estadual do PL e pré-candidato ao Senado, deputado federal Filipe Barros (PL), a deputada federal Rosangela Moro e demais lideranças e pré-candidatos da coligação.

Até aí, o aviso de pauta conta a história oficial. O que ele não conta é mais interessante.

O local diz muito

A escolha do Sítio Pede chamou a atenção deste blogueiro. O anfitrião, Eno Pedde, é cunhado do ex-deputado Elio Rusch e politicamente ligado ao União Brasil do ex-prefeito Marcio Rauber (União Brasil). Ou seja, a primeira visita do pré-candidato do PL ao governo acontece em território de outro partido, e não em espaço articulado pela sigla que ele representa.

A apuração do blog explica o desenho. A pauta regional foi organizada pelo pré-candidato a deputado estadual Evandro Zado, ex-prefeito de Santa Helena. Foi Zado quem buscou o apoio de Rauber para montar a programação em Marechal Rondon. O encontro desta quinta vai reunir lideranças não só do PL, mas simpatizantes de Moro de toda a microrregião, de vários partidos.

E o PL da casa?

Em contato com os vereadores do PL local, o blog questionou por que o encontro acontece na propriedade de Eno Pedde e por que a organização não passou pelo partido rondonense.

O vereador Sargento Spohr respondeu de forma curta e reveladora:

“O jogo é bruto, muitos interessados, sou um peixe pequeno.”

Na mesma linha foi o vereador Iloir Padeiro, confirmando que eles foram apenas comunicados do evento:

“Nós vamos avisados do encontro”.

Já o vereador Policial Fábio, que almeja a presidência do PL local, foi mais sabonete e deu uma versão institucional. Confirmou que Zado ligou para propor a agenda conjunta em Marechal e que o local foi indicado por alguém ligado ao ex-prefeito de Santa Helena. O blog confirmou que esse alguém foi Marcio Rauber.

Ainda segundo o Policial Fábio, antes de confirmar local e horário, houve aval do PL local e aprovação tanto da coordenação microrregional quanto do coordenador do Oeste, Juarez Berté, de Cascavel.

“O objetivo é levar a mais pessoas o nome do senador Moro e do deputado Filipe Barros e fortalecer suas pré-candidaturas”, afirmou.

Fábio garante ainda que o PL local estará presente com todos os vereadores e a maioria dos suplentes que disputaram o pleito de 2024.

A sexta-feira é rondonense pela manhã

A comitiva de Moro permanece na cidade e a sexta-feira (17) começa com entrevista na Rádio Difusora, às 7h30, seguida de encontro com o empresariado na Acimacar. O roteiro inclui ainda visita à Copagril e entrevista ao Jornal O Presente.

Na sequência, a caravana ruma ao coração do território de Zado. Em Santa Helena, estão previstas visitas institucionais às 13h30 e entrevistas à imprensa local, para os portais Correio do Lago e Fonte Extra e para as emissoras Costa Oeste e Grande Lago.

O encerramento da programação regional acontece em Medianeira, às 18h30, com um encontro político e empresarial no Salão de Festas Nazaré, reunindo lideranças locais e regionais.

O que fica

A leitura política é inevitável. A porta de entrada de Moro em Marechal Rondon foi aberta por um pré-candidato de Santa Helena com a chave emprestada pelo grupo de Marcio Rauber. O PL local participou, deu aval, estará presente, mas não conduziu. Como resumiu o próprio Sargento Spohr, o jogo é bruto e há muitos interessados.

Em período pré-eleitoral, quem organiza a casa costuma cobrar o aluguel depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *