Se existisse um ranking das sessões mais interessantes da história do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, a sessão desta segunda-feira (17) certamente estaria no top 10.
Com a casa cheia, o plenário virou palco de discursos inflamados, debates acalorados e gafes dignas de replay. Vamos por partes.
Show de desorganização
Diante de uma plateia que ela procurou mobilizar, a vereadora Tânia Aparecida Maion protagonizou uma das cenas mais constrangedoras da noite ao tentar explicar o significado da palavra “prioridade”. Com a definição projetada no telão tentou justificar a derrota do seu requerimento por 11 a 1 na semana passada.
Se até aqui eu considerava Tânia Aparecida como uma vereadora sem poder de articulação e mal preparada. Agora já é possível acrescentar mais um adjetivo: desorganizada.
Sua apresentação no telão falhou logo no início. Para não deixar a sessão travada, o vereador Suko foi chamado para falar antes. Quando, finalmente, o telão funcionou, os vídeos exibidos não batiam com a linha de raciocínio dela. Chegou a chamar a atenção da sua assessora: “O vídeo não é esse”. Um desastre visual e argumentativo.
Tânia tentava mostrar problemas em escolas e CMEIs, o que registrou em vídeo. A intenção foi boa, mas se perdeu também no tempo e após extrapolar os 15 minutos previstos para o uso da tribuna, teve a palavra cassada pelo presidente Valdir Sachser.
Críticas acesas no plenário
Enquanto Tânia tentava se encontrar, o vereador Fernando Nègre não teve papas na língua e desferiu duras críticas à colega, classificando sua postura fora da Câmara como desrespeitosa com os demais vereadores. Citou vídeos editados e descontextualizados e também a impressão de um folheto alusivo ao dia da mulher, com a imagem de todos os vereadores.
Na mesma linha, o vereador Padeiro reforçou a falta de respeito nas atitudes da parlamentar, principalmente no que tange ao uso de vídeos editados nas redes sociais. “E desrespeita também ao dar esses sorrisos irônicos”, acrescentou.
Até Gordinho do Suco, que normalmente adota um tom mais ameno, resolveu soltar algumas indiretas. Rafael Heinrich, que senta ao lado de Tânia, igualmente deu um toque.
O vereador Coronel Welyngton não foi tão explícito, mas deu um recado claro: pediu a instalação da comissão de ética na Câmara. E, no final, fitando Tânia, ele disse: “Humildade é a qualidade de reconhecer e aceitar as próprias limitações e fraquezas, valorizando os outros e demonstrando respeito e simplicidade. É a capacidade de agir com modéstia, sem arrogância ou prepotência.”
Auxílio-alimentação
E não parou por aí. O primeiro debate de um projeto na atual legislatura movimentou ainda mais os ânimos. A discussão era sobre a concessão de auxílio-alimentação para os secretários municipais.
O vereador Juca foi contra e trouxe argumentos fortes, destacando a ausência de um estudo de impacto financeiro. O vereador Suko pediu vistas alegando que o tema precisava ser melhor debatido, mas, na hora da votação, confundiu-se e acabou votando contra o próprio pedido (para a alegria dos comentaristas de bastidores, que adoram um tropeço).
Em defesa do governo, Coronel Welyngton defendeu a aprovação do projeto, argumentando que muitos secretários, especialmente os que vão a campo, acabam pagando do próprio bolso suas refeições. Na votação, Fernando Nègre, Juca e Suko foram contra, mas o projeto passou na primeira discussão por 9 votos a 3.
Tribuna livre?
Quando todos achavam que a sessão estava prestes a acabar, eis que surge Rafael Heinrich com uma questão de ordem. Ele criticou o uso da tribuna por alguns vereadores, que aproveitam o espaço para fazer balanços de seus mandatos em vez de fazer isso nas comunicações parlamentares, que ocorrem ao fim da sessão. Pediu que o espaço da tribuna fosse melhor aproveitado e até regulado pela mesa,
O presidente Valdirzinho, incomodado, rebateu de pronto: a tribuna é livre e não pode ser controlada. Gordinho do Suco concordou e reforçou a defesa. No fim, Valdirzinho abriu uma excessão e concedeu tempo para as considerações finais.
Depois de quase três horas, uma das melhores sessões dos últimos anos, enfim terminou.