O final de semana é de grande expectativa na esfera política de Marechal Cândido Rondon. O prefeito Adriano Backes (PP) convocou a imprensa para uma reunião nesta segunda-feira (06), às 7h30, quando, finalmente, serão anunciados os primeiros nomes de seu secretariado. O evento está cercado de suspense, reforçando o estilo reservado que o novo mandatário vem adotando desde que foi eleito para o comando da administração municipal.

Pela primeira vez na história do município, um prefeito tomou posse sem anunciar previamente nenhum integrante de sua equipe de governo. Essa estratégia incomum foi justificada pela necessidade de aguardar a definição da presidência da Câmara de Vereadores. Com a eleição de Valdirzinho Sachser (União Brasil) para o posto, consolidando um aliado de confiança no Legislativo, Backes se sentiu seguro para iniciar as nomeações.

Outro fator que pode ter influenciado no atraso foi a perda pessoal sofrida pelo prefeito no dia de sua posse. O falecimento de seu irmão, Marcelo Backes, vítima de câncer aos 42 anos, trouxe um tom de tristeza ao início de sua gestão, mas também demonstrou resiliência em momentos adversos.

Cautela e ruídos

O clima na base aliada de Backes é de cautela. A crise agora escancarada com seu antecessor, Marcio Rauber (União Brasil), gerou burburinhos depois que o ex-prefeito faltou à posse e expôs fraturas internas no grupo político que venceu com folga a última eleição municipal.

Essa tensão, segundo fontes, também reflete na composição do secretariado.
Os partidos que formam a base aliada de Backes são PP, União Brasil, Republicanos, PSD e PRD. No entanto, é improvável que todos sejam contemplados nesta primeira lista de secretários.

Tal decisão pode intensificar ruídos internos. Um deles é com relação ao vereador Juliano Oliveira, do PP, partido do próprio prefeito. Segundo fontes ligadas ao vereador, Backes não teria cumprido acordos de pré-campanha. O seu irmão Doriva, inclusive, perdeu força no pleito pela Secretaria de Educação.

Apesar destes ruídos, a cautela do prefeito também confirma a intenção de priorizar a competência e a afinidade pessoal na escolha dos primeiros nomes da sua equipe.

As sondagens

Sobre o anúncio de segunda-feira, o Blog do Jadir conseguiu levantar algumas informações, apesar de que nenhum nome foi vazado. Confira:

  • Serão anunciados de cinco a sete secretários nesta primeira fase;
  • É certo que no anúncio estarão os titulares das pastas de Assistência Social, Cultura e possivelmente Saúde;
  • A maioria dos escolhidos já fez parte do governo do ex-prefeito Marcio Rauber, mas possue maior proximidade com Adriano Backes;
  • Não serão contemplados todos os partidos da base;
  • Um ou dois vereadores devem figurar entre os nomeados.

As dicas estão aí. Façam suas apostas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *