Meu avô costumava contar que, em sua juventude, era tão raro ver uma patrola passando pelas estradas que, quando isso acontecia, as crianças corriam assustadas. Hoje, embora as crianças não fujam mais, em algumas comunidades do interior a passagem da patrola continua sendo um evento raro.
Claro que a patrola neste contexto é apenas uma metáfora, pois a realidade que vivemos é muito diferente. Mas não resta dúvida que as secretarias de Agricultura e Infraestrutura (antiga Viação e Obras) são essenciais para “arrumar o caminho” e evitar que “as crianças fujam”.
E justamente por isso, são duas secretarias fortes e com grande potencial político. Não à toa vários secretários e diretores que por ali passaram depois conseguiram se eleger para vereador, vice-prefeito e prefeito, como é o caso do próprio Adriano Backes.
O detalhe
A escolha do vereador eleito Marciel Escher para assumir a Agricultura era previsível. Ele trabalhou na área junto com Backes quando este foi secretário na gestão de Marcio Rauber, ou seja, conhece como poucos o caminho das pedras. Além disso, sempre teve uma relação de proximidade com o prefeito.
Já a escolha de Adriano Freitag para tocar a Infraestrutura me soou como uma novidade. Ele tem sim o perfil para a área, contudo sua ligação política era mais afinada com Marcio Rauber, de quem foi secretário de Agricultura nos últimos meses. E essa proximidade me parecia um dificultador para sua nomeação no novo governo.
Mas, teve um detalhe que influenciou diretamente na escolha de Adriano: a sintonia com Marciel Escher.
Geralmente Agricultura e Infraestrutura são pastas meio que rivais. As duas têm orçamentos altos, máquinas pesadas nas frotas e muitos servidores no quadro. Mas o trabalho sincronizado quase sempre esbarrou em rivalidades políticas, com picuinhas e ciuminhos entre os gestores, prejudicando a prestação de serviços à população.
O desafio de passar a patrola pelas estradas do interior, tão raro no passado contado por meu avô, simboliza bem a expectativa que agora recai sobre Marciel Escher e Adriano Freitag. Se conseguirem realmente trabalhar em harmonia, os dois têm a chance de mudar o cenário e entregar resultados que realmente façam diferença para a população.
E assim como a patrola precisa alinhar esforços para preparar a estrada, a sincronia entre as secretarias de Agricultura e Infraestrutura será essencial para pavimentar um futuro melhor para o município.
Se não se entenderem, terão de fazer o serviços das entradas na forma de mutirão (braçal) como antigamente (sem patrola).