A corrida pela presidência da Câmara de Marechal Cândido Rondon se acentuou no final de semana, com várias reuniões acontecendo e o cenário começando a clarear. Na prática, três nomes seguem no páreo: Valdir Sachser e Coronel Welygnton pelo União Brasil e Claudio Koehler pelo Progressistas.

Pelas informações apuradas pelo Blog do Jadir, é praticamente certo que o primeiro presidente (2025-26) será do União Brasil, partido que elegeu o maior número de vereadores (quatro). Claudinho fica como um trunfo caso as conversas dos próximos dias desagradem os interesses do prefeito Adriano Backes (PP).

União quer o Coronel

A preferência do União Brasil, partido do prefeito Marcio Rauber e do vice-prefeito eleito Vanderlei Sauer, é pelo Coronel Welyngton. Isso teria ficado claro na reunião realizada pelo partido na última sexta-feira (20), reunindo a executiva municipal e os candidatos a vereador na eleição de outubro, entre eleitos e suplentes.

Valdirzinho costurou seu nome por fora e conquistou inclusive a simpatia do prefeito eleito Adriano Backes e do Progressistas. Mas, essa manobra individualista não foi bem recebida internamente no União Brasil, o que enfraqueceu internamente o nome do veterano.

Claudinho como trunfo

Outra reunião aconteceu no sábado (21), envolvendo Backes e o União Brasil. No encontro não foi batido o martelo, mas ficou mais evidente que diante do enfraquecimento interno de Valdirzinho e se o União Brasil insistir com o Coronel Welyngton, outros nomes podem voltar à mesa, como Rafael Heinrich (UB), Juliano Oliveira (PP) e o trunfo do prefeito eleito, Claudinho Koehler (PP).

Nesta segunda-feira (23) outras conversas devem acontecer. Fontes disseram ao Blog que as tratativas estão muito próximas da “fumaça branca”.

O que pensa a oposição?

Os partidos de situação (UB, PP e Republicanos) têm a ampla maioria dos vereadores. São nove, contra apenas quatro de oposição. Por isso, até aqui, os vereadores da oposição só assistem

Individualmente, a maioria não esconde a preferência por Valdirzinho ou até mesmo Claudinho. Não simpatizam com a ideia do Coronel na presidência.

Essa talvez seja uma conquista do próprio Backes, quando, numa iniciativa nobre, convidou todos os vereadores eleitos, inclusive a oposição, para uma reunião no início de dezembro. O gesto pegou muito bem entre os opositores, que também vêem nos nomes de Valdirzinho e, eventualmente, Claudinho, com mais perfil ao diálogo.

Backes aguarda definição

Toda essa tratativa está influenciando diretamente na definição do futuro secretariado da Prefeitura. Com exceção de alguns secretários técnicos, o prefeito eleito Adriano Backes não deve definir sua futura equipe antes de passar uma régua na questão da Câmara.

Backes certamente tem entabuladas no mínimo três composições diferentes de primeiro escalão e tudo vai depender de como os vereadores do grupo vão se comportar na eleição da mesa. E como na política “até vaca voa”, não será surpresa se o secretariado for anunciado apenas após o dia 1º de janeiro. Até lá, muita água pode rolar.

2 Replies to “Valdirzinho é o preferido de Backes, Coronel segue no páreo e Claudinho não está descartado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *