Desde a totalização dos votos para vereador no últimno domingo (6), a relação dos candidatos da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) aparecia sub judice no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso por conta de um julgamento de um recurso no TRE cujo acórdão ainda não havia sido publicado.
Este edital foi publicado nesta sexta-feira (11) e com os votos da Federação validados, o sistema foi atualizado, confirmando a eleição de Fernando Nègre (PT) para vereador. Quem perdeu a vaga foi o Policial Fábio (PL). É a primeira vez que o PT elege um vereador na cidade.
Fernando somou 651 votos e foi o mais votado da Federação, que conquistou a vaga por média na sobra de votos. O Policial Fábio fez 538 votos e até então era o terceiro do PL.
A lista atualizada e pode ser verificada diretamente no site do TSE, através deste link.
O que aconteceu?Uma decisão da Justiça Eleitoral local havia indeferido o registro da chapa de vereadores da Federação, composta por 10 candidatos. A controvérsia surgiu pela alegação do PCdoB não ter participado formalmente da convenção da Federação.
O grupo entrou com recurso junto ao TRE e conseguiu reverter a situação. No último dia 16 de setembro, o caso foi julgado em Curitiba e, por unanimidade, os desembargadores do TRE acataram o recurso apresentado pela Federação, o que garantiu a sequência dos candidatos na corrida eleitoral.
Faltava apenas a publicação do edital, o que aconteceu hoje.