A nova composição do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon a partir de 2025 terá uma renovação de 61,5% das cadeiras (quase dois terços). Dos 13 vereadores atuais, apenas cinco conseguiram se reeleger, apesar que quatro não concorriam.

Os reeleitos são Gordinho do Suco (PP), que foi o mais votado com 1.250 votos, Juca (Podemos), Rafael Heinrich (União Brasil), Claudinho (PP) e Iloir Padeiro (PL). Ficaram na suplência os atuais vereadores Pedro Rauber (2º suplente do União), Cristiano Metzner “O Suko” (1º suplente do Republicanos) e Portinho (5º suplente do PL). Também não se elegeu o vereador Moacir Froehlich, cujo partido MDB não alcançou o número de votos mínimo para a legenda.

Diversidade

Além disso, a Legislatura 2025 a 2028 terá muito mais diversidade do que a atual. Pela primeira vez a Câmara terá duas mulheres e também de forma inédita, deverá ter um negro entre os 13 vereadores.

As mulheres eleitas são Tania Maion (Republicanos), com 1039 votos, e Marciane Specht (União Brasil).

O negro é Fernando Nègre (PT), que apesar de não constar na lista de eleitos do TSE, ele deverá ser diplomado porque a questão que deixava toda a chapa da Federação Brasil da Esperança (PT/PV e PCdoB) em condição “sub judice”, já foi julgada pelo TRE, com ganho de causa para a Federação, conforme foi noticiado aqui no Blog. Ou seja, os votos serão validados, o que garantirá uma vaga para o grupo.

Neste caso, quem perde uma cadeira é o PL, que a princípio teria conseguido três cadeiras, mas ficará com apenas duas.

Os eleitos

A maior bancada é do União Brasil, que elegeu quatro vereadores: Valdirzinho Sachser (1.142 votos), Rafael Heinrich (1.098), Coronel Welyngton (1.036) e Marciane Specht (1.008).

Depois vem a bancada do PP, que elegeu três: Gordinho do Suco (1.250 votos), Claudinho (912) e Juliano Oliveira (648).

O Republicanos conquistou duas cadeiras: Marciel Escher (1.150 votos) e Tania Maion (1.039).

O PL também ficou com duas vagas: Sargento Marcos Spohr (666 votos) e Iloir Padeiro (571).

O Podemos ficou com uma vaga: Juca (1.127 votos).

E a última cadeira ficará para o PT: Fernando Nègre (651 votos).

 

 

One Reply to “Com renovação de 61,5%, Câmara de Rondon terá duas mulheres e um negro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *