A visita de Jair Bolsonaro a Marechal Cândido Rondon, para apoiar a candidatura do vereador Arion Nasihgil (PL) à prefeitura, nos dará uma ideia do quanto o bolsonarismo ainda é forte em nossa cidade. E também o quanto a presença do ex-presidente pode influenciar na eleição local.
Se fizermos uma analogia desta eleição com um jogo de xadrez, eu diria que Arion conseguiu dar um “xeque” conseguindo a vinda de Bolsonaro para a cidade. Mas, sinceramente, tenho dúvidas se Rondon repetirá o que vemos na TV, com milhares de pessoas se aglomerando para ver o “mito”. Mas, se acontecer, também não será uma surpresa.
Aliás, se isso acontecer na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Rio Grande do Sul, Arion certamente contará com algo que seus adversários até agora duvidavam: o peso de Bolsonaro como cabo eleitoral de luxo em uma cidade reconhecidamente conservadora. Talvez um “xeque-mate”.
Por outro lado, se o evento fracassar, o candidato do PL ficará praticamente desprovido do trunfo no qual sempre apostou desde antes do início da campanha.
Diferente do que alguns adversários tentam sugerir, Arion sempre foi um bolsonarista convicto. Seu pai, Oscar, chegou a viajar de ônibus para Brasília com o objetivo de prestigiar eventos como o polêmico 7 de Setembro do Capitão.
Porém, capitalizar o voto do bolsonarista rondonense é outra história, ainda mais considerando que seu adversário também se autodenomina de direita e apoiador do ex-presidente.
Não tenho dúvidas de que o evento desta quinta-feira pode ser decisivo para a eleição municipal, especialmente entre os indecisos sobre qual candidato realmente representa a direita conservadora de Bolsonaro. Se Arion conseguir lotar a avenida, mesmo que em horário comercial ou com uma multidão apenas interessada em ver Bolsonaro de perto, certamente dará um passo importante em sua campanha.
O “mito” ainda deve gravar material para o programa eleitoral, que coincidentemente começa no dia seguinte. A voz de Bolsonaro pedindo voto para Arion ecoando repetidamente nas inserções de rádio e redes socias, certamente irá perpetuar o evento de amanhã por muitas semanas.
Mais um ponto favorável a Arion, mas longe de ser uma bala de prata.