O prefeito em exercício Ilário Hostaetter (Ila) entrou em contato com o Blog para dizer que a conversa com o vereador Moacir Froehlich “não foi bem assim” como relatado na nota anterior publicada nesta manhã (22).
“Os candidatos são o Backes e o Sauer. Eu não tenho autonomia alguma de falar em nome deles e procurar apoio para eles. São eles que têm que ir e estão indo atrás”, disse.
Ila ainda acrescentou que a conversa foi estritamente sobre a emenda parlamentar, sem menções a alianças políticas ou apoios eleitorais. Acusou de mentiroso quem passou a informação de que ele (Ila) teria sondado Moacir para eventual apoio do MDB ao grupo de situação.
Reunião agendada por Rogério Grenzel
Além do contato do próprio Ila, o Blog recebeu informações de outras fontes palacianas sugerindo que talvez a sondagem teria sido feita na contramão da versão original. Ou seja, que teria sido Moacir a sondar Ila sobre eventual espaço para o MDB no grupo situacionista.
Esta mesma fonte informou que foi o advogado Rogério Grenzel que intermediou o encontro entre Ila e Moacir. Isto foi confirmado pelo próprio prefeito Ila.
Rogério é membro da executiva do MDB e sabidamente um dos descontentes com o tratamento que o partido vem recebendo da coordenação da pré-campanha de Arion Nasihgil. Por conseguinte, não é muito difícil concluir as suas intenções ao intermediar a reunião.
Desconforto pra todo lado
Uma coisa é certa, a foto de Ila e Moacir gerou desconforto e desconfiança pra todos os lados.
No grupo de situação a reação foi de repulsa. Ninguém quer saber do MDB e, pela reação, deu pra perceber que isso seria muito improvável.
Já pelos lados da oposição, pessoas próximas a Arion Nasihgil (PL) parecem ter ficado decepcionadas com o episódio, uma vez que se acreditava que o constrangimento da não escolha de Maria Cleonice para ser a pré-candidata a vice teria sido superado.
Já no MDB existem muitas dúvidas e incertezas. Uns apoiam Moacir e suas táticas, mas o mesmo tanto também condena e acha que isso só prejudica o partido e seus pré-candidatos.
Calcular bem
À medida que as eleições se aproximam, cada movimento precisa ser bem calculado e cada palavra pesada antes de se jogar ao vento.
E aqui no Blog, o vento sempre sopra forte.