Político de currículo largo, o ex-vereador Valdir Sachser, o Valdirzinho, confirmou ao Blog nesta segunda-feira (25) que vai permanecer no União Brasil e que é pré-candidato a vereador. Na realidade esta sempre foi a sua casa, desde os extintos PFL e DEM, que após fusões transformaram-se no que é atualmente o União Brasil.
Boas votações
Valdirzinho, que foi funcionário público de carreira, sempre somou boas votações. Estreou na política na eleição de 1992, quando somou 489 votos e ficou na primeira suplência da CRP. Quando Miguel Reichert (in memorian) renunciou, Valdirzinho assumiu a cadeira em definitivo.
Em 1996 mais que dobrou a votação, somando 1.177 votos. Em 2.000 foi novamente eleito, agora com 918 sufrágios. Mas, foi em 2.004 que surpreendeu com 1.498 sendo o mais votado daquele pleito.
Experiência amarga
Em 2008 Valdir Sachser foi alçado candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Dieter Seyboth, sofrendo amarga derrota para a chapa de oposição que tinha Moacir Froehlich como candidato a prefeito e Silvestre Cottica como vice.
Até hoje Valdirzinho lembra do adesivo gigantesco que os opositores fizeram após a eleição: “QUE TUNDÃO!”, expressão gauchesca usada para expressar os quase 12 mil votos de diferença. “Não esqueço até hoje. Mas, faz parte, tudo é um aprendizado”, disse com bom humor.
Experiência no Executivo
Além da Câmara Municipal, Sachser também passou por vários cargos na Prefeitura. Foi desde motorista de ambulância até secretário de Assistência Social e de Governo. Mas, também passou por outras pastas, como Viação e Obras e Educação.
Nos últimos anos tem atuado junto com a secretária Josiane Laborde Rauber na Secretaria de Assistência Social do município.
Seu legado de serviço público e liderança política falam por si, e agora promete um novo capítulo.
Boa sorte!