Marechal Cândido Rondon se despede nesta sexta-feira (8), de uma de suas figuras mais queridas e respeitadas: o professor Haraldo Altmann, o “Tchó-Tchó”. Aos 74 anos, o educador e esportista faleceu em sua residência, na noite desta quinta-feira (7), após uma batalha contra o câncer, deixando um legado de dedicação e amor à comunidade rondonense, especialmente na educação e no esporte.

Nascido em 13 de setembro de 1949, em Nova Estrela, Concórdia (SC), Haraldo Altmann mudou-se com sua família para Marechal Cândido Rondon em 1958, onde construiu uma trajetória admirável. Conhecido por seu envolvimento profundo com a educação e o esporte, ele foi homenageado em outubro deste ano com o título de Cidadão Honorário do Município, de autoria do vereador Suko, em uma cerimônia que lotou o plenário da Câmara de Vereadores.

Altmann deixa sua esposa, Idette Arantes Altmann, seus filhos Ellen e Allan, e quatro netos, que compartilham de sua herança de valores e ensinamentos. Sua esposa, Idette, ao representá-lo na cerimônia de outubro, lembrou as palavras do marido:

“Nos investimentos que fazemos na vida, entramos muito mais com o que se é do que com aquilo que se tem. Ou arriscamos e assumimos, ou nada se realiza. Depende de nós. Lembrando que quem pode nos fortalecer para que não sejamos omissos em nosso papel na história é Deus”.

Sua vida

A vida de Altmann foi marcada por contribuições significativas na área de educação e esporte. Ele foi diretor do Departamento de Esportes de Marechal Cândido Rondon, atuou como professor concursado pelo Estado e dedicou-se à gestão do Colégio Estadual Eron Domingues, onde realizou importantes reformas e implementou aulas extracurriculares.

Sua atuação no esporte incluiu a presidência do Grupo de Escoteiros 25 de Julho, a vice-presidência da Liga Rondonense de Esportes, e uma participação ativa na diretoria do Clube de Campo Roda D’água.

Seu compromisso com a educação e o desenvolvimento esportivo da região foi amplamente reconhecido.

Atos fúnebres

Conforme comunicado feito pela família, os atos fúnebres em memória do Professor Haraldo acontecerão a partir das 13h30, na capela mortuária da Funerária Santa Catarina, localizada à Rua Colombo, 555. O culto de corpo presente será celebrado na manhã deste sábado (9), a partir das 9h30, seguido de sepultamento no cemitério de Marechal Cândido Rondon.

Seu legado

A comunidade de Marechal Cândido Rondon, onde me incluo como seu aluno nos tempos de Eron Domingues, agora de luto, recorda o professor Haraldo Altmann não apenas por suas realizações profissionais, mas também por seu caráter humano, sua paixão pela vida e seu incansável trabalho em prol do bem-estar da sociedade.

Seu legado permanecerá vivo nas memórias daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e aprender com ele.

One Reply to “Luto: Professor Haraldo deixa legado na educação e no esporte”

  1. Harraldo, TchoTchó, Harald…antes de qualquer nome, prenome ou antroponímia, sempre será lembrado como o amigo do esporte, da Educação e da Educação Física. Em dado escrito tem uma referência sobre o ALTMANN…” na verdade o que interessa a Altmann são as pessoas”…que analogia magnífica e dignificante. Meu amigo, compadre, muito me ensinou. Trilhei meus primeiros passos nos esportes sob sua tutela…atleta, monitor esportivo, árbitro, técnico e a opção pela graduação na profissão. Um respeito profundo pelo TchoTchó! Minhas condolências à profa. Idette, aos filhos Allan e Ellen e os sentimentos à todo mundo esportivo. Seus feitos ficam na memória e nos registros da história. Você foi “o cara”…obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *