O julgamento de Ações Diretas de Constitucionalidade (ADCs) que tratam da possibilidade de prisão a partir de condenação em segunda instância de Justiça foram incluídas na pauta, da próxima quinta-feira (17), do Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto que será levado ao plenário pode resultar na soltura de milhares de condenados pelo país.

O caso é um dos mais polêmicos do STF, pois pode levar também a soltura de presos condenados na Lava-Jato, inclusive o ex-presidente Lula. Serão julgadas pelo plenário pelo menos três ações que tratam do tema. Atualmente, o STF entende que uma pessoa condenada pode começar a cumprir a pena mesmo antes do fim do processo.

Condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão no processo relacionado a triplex do Guarujá, Lula está preso por conta de uma sentença proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Caso o Supremo revogue, na quinta-feira, o entendimento que permite o cumprimento antecipado da pena, ele poderá ser solto.

Com informações do Correio Braziliense

One Reply to “Decisão que pode soltar Lula será julgada quinta-feira no STF”

  1. “O assunto que será levado ao plenário pode resultar na soltura de milhares de condenados pelo país.”
    Na verdade, o texto-frase foge do que seria a notícia, pois mostra deixando transparecer uma conotação de contrariedade com a possibilidade aventada.
    Por outro lado, nenhuma referência ao que dispõe a norma Constitucional de Estado Democrático de Direito, no que diz respeito ao Princípio da Presunção de Inocência, ampla defesa e do contraditório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *