A instalação excessiva de lombadas nas ruas de Marechal Cândido Rondon já provocou muitas críticas durante o governo passado. A cidade chegou a ser apelidada de “lombadolândia”.
Trocou o governo e não mudou nada neste quesito. O apelido, aliás, ganha mais força com a implantação de novos obstáculos físicos. Veja vídeos no final desta postagem.
Ao invés de retirar lombadas e buscar formas mais descentes e modernas de controle da velocidade, o governo municipal continua insistindo em colocar as famigeradas lombadas ou as travessias elevadas, que na prática só tem um nome mais chique.
Resultado é um trânsito cada vez mais lento e burocrático, quando não gerando o efeito contrário, ou seja, provocando acidentes ao invés de evitar.
Foi o que aconteceu na noite desta quarta-feira (11) na Avenida Irio Welp, próximo ao Estádio Municipal, onde foi instalada uma travessia elevada. Outras duas travessias foram implantadas próximo a Escola Criança Feliz e na Avenida Rio Grande do Sul, próximo a unidade do INSS, onde já existem outras, e uma lombada na Avenida Maripá, próximo a agência do Sicredi.
A prefeitura parece que havia se preocupado com a situação e até avisou os usuários via Facebook. Mas, nem todo mundo acessa a fanpage do município e o resultado foi uma sucessão de incidentes, especialmente na Avenida Irio Welp. Confira nos vídeos abaixo, recebidos pelo Blog:
Abaixo a publicação da prefeitura no Facebook, feita no final da tarde desta quarta-feira (11).
Infelizmente placa indicando o limite de velocidade não tem o efeito mágico de frear os veículos. A educação dos motoristas se mede pelo número de lombadas que existe na cidade. Não acho que seja CULPA dessa ou daquela administração, mas sim dos usuários da via que não respeitam os limites e precisam de obstáculos físicos para respeitar a sinalização.
Além do AVISO VIA FACEBOOK famigerado por este blog, haviam cones de sinalização próximos do local onde as lombadas foram instaladas, e também presenciei os “pilotos” pouco se importando com a presença de tal adereço na rua. O que falta é colocar em prática o que aprendem a autoescola.
Obrigado por contribuir para o debate. Realmente “a educação dos motoristas se mede pelo número de lombadas”. Por isso mesmo, o centro da postagem não está na sinalização. Está na implantação de mais e mais lombadas, sendo que existem meios modernos mais eficazes e menos arcaicos para o controle da velocidade. Contudo, se a discussão pender para a seara da sinalização, os próprios vídeos já mostram que ela foi insuficiente ou falha.
Concordo plenamente com sua opinião e posicionamento, Jadir.
poderia citar um outro meio moderno e mais eficaz para forçar o motorista a diminuir a velocidade, com custo mais baixo (ou igual) e sem multar os motoristas (que certamente reclamariam da tal INDÚSTRIA DA MULTA)?
Não sei quanto custa uma lombada. E também não faço ideia do valor de um controlador eletrônico. Mas, uma coisa eu sei. Quando doer no bolso dos motoristas que não respeitam a sinalização, certamente serão rapidamente “educados”. Agora se prevalecer o temor do desgaste político que uma medida destas causaria, certamente o número de lombadas continuará crescendo por muitos governos.