Por iniciativa dos vereadores Pedro Rauber, Gordinho do Suco e Dorivaldo Kist foi protocolado na Secretaria de Cultura do Estado, em Curitiba, um projeto para a construção de novo museu em Porto Mendes. Os vereadores estiveram ontem (14) na Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), acompanhados do assessor parlamentar Egomar Schmidt. Os quatro integram uma “missão oficial” em Curitiba, durante esta semana. 

O projeto também foi entreve nesta quinta-feira (15) à equipe do senador paranaense Flávio Arns, para reforçar o andamento dos trâmites. Flávio Arns é o vice-presidente da Comissão de Cultura do Senado

O projeto do novo museu já está cadastrado no Sistema de Projetos do Governo Federal. O investimento estimado na obra é de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

O Museu Histórico Padre José Gaertner, em Porto Mendes, tem atualmente uma estrutura modesta e bastante precária. Com o novo prédio, pretende-se garantir um local mais adequado e atrativo para os visitantes apreciarem o acervo.

Além de conter peças da época da colonização do município, o museu possui outras ainda mais antigas, do início do século passado, quando em Porto Mendes havia intensa atividade econômica impulsionada, principalmente, pela Companhia Mate Laranjeira, que atuava na exploração da erva-mate.

One Reply to “Novo museu de Porto Mendes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *