A polêmica gerada a partir de um áudio que revela movimentação política para buscar o desmembramento de Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon para pertencer a Mercedes, acende uma luz amarela alertando que algo pode estar muito errado no interior do município rondonense. As comunidades estão visivelmente descontentes.
A partir de uma nota divulgada pelo vereador Ronaldo Pohl alertando que no distrito de Novo Três Passos também há uma movimentação separatista, o blog fez contato com lideranças desta localidade.
Outro vereador, Adriano Backes, que representa a localidade na Câmara, confirmou que de fato há mais de um ano existem conversas de moradores de Novo Três Passos manifestado o interesse em pertencer ao município de Quatro Pontes, e não Nova Santa Rosa, conforme fora divulgado. O descontentamento seria em função do sentimento de abandono reinante na localidade.
Contudo, este sentimento em Novo Três Passos é algo bem mais morno do que ocorre em Porto Mendes, onde o descontentamento com Marechal Rondon é bem mais evidente, tanto que já houve movimentação política para reivindicar um plebiscito para uma consulta formal da população.
Outro sinal de descontentamento oriundo do interior foi a recente mobilização de moradores de Margarida, que fecharam há poucos dias a estrada que liga a Pato Bragado, em protesto pela péssima condição da via.
Ao contrário do que acontece no trânsito, quando ao avistar o sinal amarelo o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo, na situação de Marechal Cândido Rondon está na hora do condutor acelerar um pouco, diante da iminência de uma parada obrigatória se o sinal ficar vermelho.