O ator José de Abreu, de 72 anos, se proclamou na noite de segunda-feira (25) presidente do Brasil. Em uma série de publicações no Twitter, ele diz que segue o exemplo do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, que se declarou presidente interino da Venezuela, no dia 23 de janeiro.
A brincadeira ganhou as redes sociais. O próprio José de Abreu deu continuidade a história, nomeado ministros e outros assessores. O seu lema é: “O Brasil lado a lado com todos, nem acima nem abaixo. Nossa bandeira nunca será laranja”, numa referência ao falso escândalo dos candidatos (“laranja”) que assola o partido do presidente Bolsonaro (PSL).
Num outro tweet, o ator deixou uma mensagem de esperança para os brasileiros: “Bom dia, Brasil. Este é o autoproclamado presidente da República. Vamos continuar nossa luta fazendo sugestões factíveis e não tão viáveis para nosso país”. Humor, ironia, paixão e calor são absolutamente indispensáveis ”.
Veterano ator da Globo, o último papel de Abreu na televisão foi como Dodô, na novela “Segundo Sol”, de 2018. O ator é conhecido por sua militância política e como apoiador histórico do PT.