David_napoleonNo dia 15 de agosto de 1769 nasceu o militar e imperador francês Napoleão Bonaparte. Ele comandou a França no período de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, retornando por poucos meses em 1815.

Como imperador, Napoleão se envolveu em vários conflitos com as grandes potências europeias da primeira década do século XIX, evento denominado de Guerras Napoleônicas. As vitórias iniciais colocaram a França numa posição dominante na Europa, conseguindo Napoleão indicar amigos e parentes para governar em outros países do continente.

As estratégias de guerra adotadas por Napoleão até hoje são estudadas nas academias militares de praticamente todo o mundo.

Mas, como nada dura para sempre, uma investida na Rússia em 1812 não deu certo e marcou uma virada na sorte de Napoleão. Seu exército foi seriamente danificado e nunca se recuperou totalmente, provocando derrotas em seguida, que levaram Napoleão a abdicar e ser exilado na ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi novamente derrotado na Batalha de Waterloo, em 1815.

Napoleão foi preso pelos britânicos na ilha de Santa Helena, onde passou os últimos seis anos de sua vida. Dizem que ele tenha morrido em função de envenenamento por arsênio, mas uma autópsia concluiu que ele morreu mesmo de câncer no estômago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *