Na minha concepção está sendo um pouco exagerada a cobrança que recai sobre as associações de moradores, clubes de idosos e clubes de mães da nossa região. Agora, pela falta de um projeto de prevenção de incêndio e pânico nos pavilhões, até mesmo os eventos mais simples, como as tradicionais reuniões de idosos às quintas-feiras terão que ser suspensas.

Além disso, as atividades esportivas e recreativas como a bocha e o baralho do final de semana, igualmente ficam comprometidas. E aquele morador que quiser fazer uma festinha de aniversário, de confirmação, de formatura ou casamento? Como fica? Onde fazer?

E não é só pra festa não. Tem muita associação em que o pavilhão é usado para velórios, para cursos, para palestras. Tudo isso também fica comprometido por força do rigor da lei aplicado a partir da tragédia de Santa Maria.

O pior que tem associação que, sem poder utilizar o pavilhão, não terá nem ao menos como arrecadar dinheiro para fazer o projeto e executar as alterações necessárias. Afinal, grande parte dessas entidades existe apenas para garantir alguns momentos de lazer para os moradores.

Alguém poderá dizer que a prefeitura deve fazer tudo. Só em Marechal Cândido Rondon há mais de 300 associações e entidades organizadas. De onde o município vai tirar recursos para socorrer a todos? Não há orçamento e creio que nem legalidade para isso.

Não questiono as exigências que estão sendo feitas. Certamente elas são necessárias e revestidas da maior importância. Contudo, discordo que as mudanças tenham que ser feitas radicalmente de uma hora pra outra.

Um morador do interior, na sua grande humildade, disse ontem: “Isso é como morrer alguém afogado lá no litoral e a gente aqui ficar proibido de tomar banho porque é na água que se afoga”.

Acredito que, com um pouco de bom senso, gradativamente, todas estas entidades poderiam se adequar às exigências técnicas de segurança, sem comprometer o dia-a-dia das suas atividades comunitárias.

2 Replies to “Exagero

  1. E por acaso alguém já parou p/ pensar que as escolas, salas de aula tbém não estão apropriadas????? Será que o corpo de bombeiros já fez vistoria nas escolas e faculdades???? como ficam as escolas que tem dois pisos???? as que não tem escada externa???? e as salas de aula que não possuem nem um extintor????? vão fechar o olho ou tbém serão fiscalizados??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *