A 3ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada na sexta-feira (13), teve de tudo: reajuste aos servidores, cobrança por obras, críticas ao cenário nacional e, claro, bastidores que renderam comentários de corredor.

Um dos momentos de maior voltagem política foi o pronunciamento do vereador Coronel Welyngton (União Brasil). Com uma ironia fina, ele fez questão de agradecer publicamente ao secretário de Gestão de Governo, Gilmar Dattein, pelo “convite” recebido para acompanhar a visita do deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) à prefeitura na quinta-feira (12).

Quem não conhece o Coronel, talvez até acreditasse que era de fato um agradecimento. Mas, na realidade foi um crítica dura e afiada ao homem que faz (ou deveria fazer) a articulação política do governo municipal. “Continue assim tá mostrando uma grande inteligência e tá no caminho certo”, finalizou.

A fala, no entanto, carregava um peso bem estratégico: o Blog apurou que nem Welyngton, nem seu correligionário Rafael Heinrich (União Brasil), foram convidados oficialmente para a recepção. Sperafico é do PP e os vereadores do União Brasil, siglas que nacionalmente formalizaram uma Federação.

No cenário local, contudo, a exclusão dos parlamentares do União Brasil da agenda oficial é um sinal claro de distanciamento. Se antes o tom era de parceria institucional, agora os recados vêm mais diretos. A cobrança pública ao secretário deixa isso claro, mostrando que o vereador começa a trilhar um caminho de oposição ao governo de Adriano Backes (Progressistas).

Ainda não é rompimento, mas também já não é silêncio.

Gafes que renderam assunto

Se a política teve seus capítulos tensos, a sessão também ofereceu momentos dignos de reprise.

Durante pronunciamento na tribuna, o presidente da Câmara, Valdir Sachser, o Valdirzinho, acabou trocando o nome do presidente do Sicredi, Fernando Fenner, chamando-o de Fernando Nègre. o ex-vereador petista.

O equívoco foi corrigido depois, nas comunicações parlamentares, com pedido público de desculpas.

Nada como uma sessão ao vivo para lembrar que a língua é mais rápida que o raciocínio.

Quando a crítica virou “Festa do Interior”

E teve também trilha sonora involuntária.

Enquanto a vereadora Tania Aparecida Maion (Republicanos) fazia duras críticas ao governo federal do PT, na transmissão pelo YouTube começou a tocar “Festa do Interior”, eternizada na voz de Gal Costa e regravada por Xuxa.

No meio de denúncias e “desgoverno”, entrou um alegre “ê ê ê ê, festa no interior”. Se foi falha técnica ou intervenção do DJ invisível da internet, ninguém explicou.

Mas a cena teve algo de simbólico: enquanto o discurso falava em crise, o fundo musical parecia convidar para dançar quadrilha.

Servidores, obras e cobranças

Além dos episódios pitorescos, a sessão teve temas relevantes:

  • Reajuste salarial de 5,50% aos servidores (3,90% de reposição + 1,60% de ganho real);
  • Vale-alimentação elevado para R$ 900;
  • Piso dos agentes de saúde fixado em R$ 3.024;
  • Cobranças sobre ar-condicionado em escolas, asfalto no interior e obras paradas, como a sede do BPFron.

Ou seja: entre gafes e ironias, a pauta andou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *