A Justiça Eleitoral realizou nesta sexta-feira (23) o reprocessamento da totalização dos votos para vereador em Marechal Cândido Rondon, confirmando a alteração no resultado das Eleições Municipais de 2024. Com a decisão, o policial Fábio Fockink (PL) teve sua eleição oficialmente reconhecida e já foi diplomado.

Na foto, o agora vereador Policial Fábio, acompanhado do advogado do PL, João Gustavo Bersch, exibindo o diploma de vereador conferido pela Justiça Eleitoral.

A retotalização ocorreu após decisão judicial que anulou os votos obtidos pela Federação Partidária Brasil da Esperança na eleição proporcional em função de fraude na cota de gênero, prejudicando Fernando Nègre (PT), que havia sido inicialmente considerado eleito. Com isso, houve redistribuição das cadeiras na Câmara Municipal, resultando na conquista de uma vaga pelo Partido Liberal.

Em ofício encaminhado ao presidente do Legislativo, Valdirzinho Sachser, a 121ª Zona Eleitoral comunicou formalmente o novo resultado, informou o cancelamento dos diplomas anteriormente expedidos aos candidatos da federação e confirmou a emissão de novo diploma em favor de Fábio Fockink.

O diploma foi expedido ainda em dezembro pela Junta Eleitoral, com base na proclamação do novo resultado, reconhecendo Fockink como vereador eleito com 538 votos.

Apesar da confirmação judicial e da diplomação, a posse do novo vereador depende agora de um ato da Mesa Diretora da Câmara, que deverá formalizar os procedimentos internos e definir a data para a efetivação da posse. A Câmara está no período de recesso legislativo e retorna às sessões ordinárias no dia 2 de fevereiro.

Com isso, a nova composição do Legislativo municipal passa a ser uma questão administrativa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *