Em pleno ano de 2025, a cena se repete em Marechal Cândido Rondon: pais e mães passando a noite em claro, acomodados em cadeiras de praia, para garantir o melhor para seus filhos. O relato foi enviado ao Blog do Jadir por um dos pais na fila do Colégio Estadual Eron Domingues na noite desta terça-feira (18).

Segundo o relato, a vaga já está garantida pelo sistema de georreferenciamento. O sacrifício, na verdade, é pelo turno. “Essa espera aqui é só por causa do turno, porque eu quero colocar minha filha de manhã”, explica o pai. Como a procura pela manhã é maior que a oferta, quem chega tarde acaba ficando com o turno vespertino.

A maior indignação é a falta de uso da tecnologia para resolver um problema antigo.

“Com tanta modernidade, o simples fato de ter internet e o site para fazer matrícula já é o suficiente para eliminar as filas”, desabafa o pai.

Ele sugere que o sistema online deveria permitir a escolha do turno por ordem de chegada virtual, liberando as vagas em um horário pré-determinado (como às 8h da manhã), o que evitaria a necessidade física da fila.

Regras rígidas na madrugada

Para garantir a lisura da fila, as regras são estritas: não é permitido dormir nos carros. Os pais devem permanecer dentro da escola. Além disso, são realizadas chamadas periódicas durante a madrugada. “Cada pouco fazem chamada…”, relata o pai.

Apesar de classificar a situação como um “pouco caso” do Estado , o pai mantém o bom humor, chamando o episódio de “nossa noite do pijama dos pais” , mas ressalta que esse é um problema que atravessa gerações e governos sem solução definitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *