O vereador Fernando Nègre (PT) decidiu não esperar o desfecho. Em discurso na sessão desta segunda-feira (24), anunciou que será pré-candidato a deputado estadual em 2026, mesmo com a situação jurídica ainda pendente no TRE-PR, no aguardo do julgamento dos embargos de declaração.
Dias contados na Câmara
Há poucos dias o TRE manteve, por 4 a 3, a cassação do DRAP da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), o que atinge diretamente o mandato do petista. Com a decisão, os votos de todos os candidatos da federação são inválidos e Fernando perde a cadeira.
Os embargos ainda não foram julgados no TRE, e por isso ele segue no cargo, possivelmente até o fim do ano legislativo de 2025.
A decisão judicial, porém, não tornou inelegível. A própria justiça reconheceu que Nègre não teve qualquer relação com a fraude à cota de gênero denunciada. Ou seja, ele tem plenas condições de ser candidato já no ano que vem.
Conversas internas e apoio regional
No pronunciamento, citou diálogos com várias lideranças do PT, entre elas o deputado federal Elton Welter e o diretor-geral de Itaipu, Enio Vérri.
Presidente do PT em Marechal Cândido Rondon, Nègre aposta que a pré-campanha ajuda a preservar capital político em meio ao recurso que promete mover junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Três pré-candidatos
Com o anúncio de Nègre, Marechal Cândido Rondon passa a ter três pré-candidatos locais a deputado estadual: o vereador Fernando Nègre (PT), o vereador Juca (Podemos) e o ex-prefeito Marcio Rauber (União Brasil).

Fernando e gente boa conheço ele a mais de 15 anos tem meu respeito e terá meu apoio
Grande Fernando Nègre!
“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos” – Barão de Montesquieu.
O excelente trabalho realizado como vereador e como dirigente de um grupo político importante são as credenciais para o Fernando alçar voos cada vez mais altos. Conta comigo!
KKKKKKKK É CADA UMA……A TERRA SÓ PODE SER QUADRADA NÃO É POSSÍVEL!