Após a repercussão da foto oficial da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon com camisetas rosas “paralelas” à campanha Um Toque Pela Vida, vieram as justificativas. Fontes ligadas à administração, incluindo o próprio vice-prefeito Vanderlei Sauer, garantem que as camisetas não foram confeccionadas pela gestão municipal, mas sim doadas pela deputada estadual Maria Victória (PP). Alguns municípios, segundo eles, foram “agraciados” com a doação, o que teria motivado a foto publicada nesta quarta-feira (1º) nas redes sociais do Município.

Outra fonte ligada à administração reforçou que a ação da foto não é oposição à campanha do Conselho e não impede que cada servidor adquira a camiseta oficial do Conselho da Mulher Empresária, como vinha acontecendo todos os anos. Eu mesmo, juntamente com minha família, compro a camiseta todo Outubro Rosa. Esse ano não será diferente”, declarou.

Foto que dividiu

Ainda assim, a imagem trouxe desgaste. Uma terceira fonte palaciana confidenciou ao Blog que alertou de manhã, antes do clique, que a foto poderia gerar problemas.

E gerou: agradou à deputada, do partido do prefeito, mas desagradou um grande número de eleitoras locais, justamente o público que mais se engaja na causa.

Ferveu no grupo do Conselho

A faísca virou incêndio em um grupo de WhatsApp de entretenimento do Conselho da Mulher Empresária, com 62 integrantes. A secretária de Saúde, Marciane Specht, que participa por conta da empresa do marido, foi diretamente desafiada a se explicar.

E ela não se escondeu: detalhou que 90 ingressos do desfile promovido pelo Conselho foram vendidos dentro da Prefeitura. Disse ainda que ela própria articulou a doação do som ambiente para o evento e que já adquiriu a camiseta oficial do Conselho na semana passada.

Marciane ainda reconheceu a polêmica e fez questão de valorizar a entidade:

“Tenho orgulho do CME e da Acimacar como parceira da Saúde ao longo anos, e tenha certeza que a companha é de SUMA importância para a prefeitura e em especial para a Secretaria de saúde.

Contem sempre com o meu Apoio em essa causa tão Nobre.

Nos próximo dias teremos várias ações nos postos de saúde e juntos vamos construir a divulgação da ação do CME com a venda das camisetas entre os servidores públicos.”

Ruído que persiste

Apesar das justificativas, a sensação é de que a foto foi um tropeço desnecessário. O gesto de posar com camisetas que não são da campanha local acabou expondo mais do que boas intenções: revelou falta de sintonia e gerou uma crise de imagem que dificilmente será esquecida tão cedo, mesmo que todos da foto comprem agora uma camiseta do Conselho.

No fundo, o episódio mostra que falta ao governo municipal alguém que pense estrategicamente. Toda ação gera uma reação, e este caso foi típico. Por mais que a administração Backes e Sauer tenha tudo para realizar um governo extraordinário em obras e entregas, o gabinete continua frágil, tropeçando onde não precisava.

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