A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sobre a cassação da Federação Brasil da Esperança, que elegeu o vereador Fernando Nègre (PT), está cercada de expectativa.
Além dos diretamente envolvidos, há muita gente de olho na sentença. Pelo menos é o que indicam os rumores de bastidores.
Se o tribunal mantiver a decisão de primeiro grau, os votos da Federação seriam anulados e o PL herdaria mais uma cadeira na Câmara, levando o Policial Fábio à titularidade.
E, embora o julgamento ainda não tenha sido pautado, a expectativa é de que a decisão ocorra ainda neste mês.
Quem também está de olho
A leitura entre os observadores políticos é que, caso o Policial Fábio assuma a vaga de vereador, poderia se abrir uma rearrumação política no Paço para contemplar mais gente e reforçar o apoio ao deputado Hussei Bakri na eleição de 2026.
E como isso aconteceria?
Entre as especulações, a mais comentada é a de que o atual vereador Iloir Padeiro poderia ser indicado para a direção do SAAE, hoje comandado por Fábio Regelmeier, servidor de carreira.
Com isso, o suplente seguinte, Jaimer Tasso, assumiria a cadeira na Câmara e Neco do Peixe seria nomeado assessor parlamentar. Tudo amarrado, tudo azul (ou melhor, tudo Bakri).
O que diz o vereador
Procurado pelo Blog do Jadir, o vereador Padeiro tentou encerrar o assunto de forma muito objetiva:
“O diretor do SAAE, além de ser meu amigo, vem fazendo um ótimo trabalho. Em time que está ganhando não se mexe!”
A frase soa como elogio, mas também como defesa antecipada. Padeiro tenta tirar o tema da pauta. Mas, como costuma acontecer na política, quanto mais se nega, mais a conversa ganha fôlego.
O Blog também procurou ainda ontem o prefeito Adriano Backes, que até agora não respondeu.
Aliás, cabe aqui um apontamento, o ex-prefeito Marcio Rauber, mesmo diante de críticas duras, nunca deixou de responder.
E se o TRE não confirmar?
Aí o castelo de cartas desmonta.
O Policial Fábio, ainda identificado com a oposição, continuaria de fora da Câmara e distante da base do prefeito.
Os planos dos demais suplentes do PL ficariam apenas na imaginação e tudo teria de ser redesenhado.
One Reply to “Decisão do TRE pode mudar muito mais do que só a composição da Câmara”