A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (8) foi marcada por um dos discursos mais emocionantes já proferidos no plenário. Coube ao presidente do Legislativo, Valdir Sachser (Valdirzinho, União Brasil), dar voz ao sentimento coletivo de perda política pela morte do ex-prefeito e ex-deputado Werner Wanderer.
Com a voz embargada, Valdir resgatou episódios pessoais de convivência com o líder político, desde os tempos em que, ainda jovem, teve sua ficha abonada por Wanderer. Recordou viagens de ônibus, deslocamentos pelo interior do estado e a convivência familiar com a viúva Dona Maria Elizabeth, e os filhos Klaus e Anelize.
Lembrou também da grandeza política de Wanderer, capaz de intermediar a vinda de presidentes da República a Marechal Cândido Rondon e de abrir caminhos para que a região conquistasse relevância no cenário estadual e nacional.
“Partiu um grande homem, um grande representante. Quis Deus que fosse justamente no Dia da Independência. Que Ele console o coração dos familiares”, disse Valdir, visivelmente emocionado.Reconhecimento coletivo
Além de Valdirzinho, também fizeram registros da importância histórica de Werner Wanderer os vereadores Fernando Nègre (PT) e Coronel Welyngton (União Brasil).
Cada manifestação reforçou a unanimidade do reconhecimento: Marechal Cândido Rondon perde um de seus maiores construtores políticos, homem que ajudou a erguer as bases de um município pujante e respeitado.