Atenção, motoristas!

O pedágio vai bater à porta de quem circula entre Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Guaíra, e também de quem depende diariamente da ligação Toledo–Cascavel.

No próximo dia 31 de outubro, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) será palco do leilão do Lote 5 de concessão rodoviária, um dos mais estratégicos do Paraná.

O contrato de 30 anos prevê duplicações, terceiras faixas e manutenção em mais de mil quilômetros de rodovias, mas também traz de volta a cobrança de tarifas, inclusive em trechos onde ainda não havia pedágio.

Marechal a Guaíra

Quem utiliza a BR-163 para ir de Marechal Cândido Rondon a Guaíra, passando por Mercedes, precisa se preparar. Uma nova praça de pedágio será instalada pouco além de Mercedes, em território que pertence ao município de Terra Roxa.

A duplicação da pista é uma das obras prometidas para os primeiros anos do contrato, mas a conta vai pesar no bolso: a tarifa inicial deve girar em torno de R$ 12.

Toledo–Cascavel

Na antiga BR-467, hoje BR-163, também está confirmada a implantação de pedágio entre Toledo e Cascavel. O trecho, já duplicado, promete receber melhorias.

A nova praça de pedágio deve ser instalada na altura de Sede Alvorada e o valor previsto é semelhante ao do trecho entre Rondon e Guaíra.

Os valores podem sofrer redução, de acordo com a oferta de desconto dos players que concorrerem ao lote.

Promessas no papel

O governo federal e a ANTT falam em R$ 7,8 bilhões em investimentos, incluindo 400 km de duplicações e 50 km de terceiras faixas em todo o lote.

As obras devem priorizar justamente os primeiros anos da concessão, mas a experiência passada com pedágios no Paraná ainda gera desconfiança.

Cancelas em 2026

Se tudo correr como previsto, o contrato será assinado no início de 2026 e as cancelas começam a funcionar no primeiro semestre. É o fim da era sem pedágios nos acessos diretos entre Rondon, Mercedes, Guaíra, Toledo e Cascavel.

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