Durante os últimos tempos, a frase “o melhor prefeito da história” parecia ter endereço certo em Marechal Cândido Rondon. Marcio Rauber, com suas toneladas de asfalto, calçamentos e um portfólio de obras respeitável, saiu do cargo carregando a fama. Os seus fãs sempre reforçam essa narrativa.

Mas a política, com seu talento nato para virar mesas, agora coloca um novo concorrente no páreo do “melhor da história”.

Ontem (14), durante a apresentação do projeto da Rua Coberta, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), braço forte do governador Ratinho Junior, não se conteve:

“Eu tenho grande respeito por todos os prefeitos que passaram, que fizeram a sua parte, mas esta vai ser a melhor administração da história de Marechal Cândido Rondon. Pode escrever e me cobrar”, cravou olhando para Adriano Backes.

O deputado listou um cardápio de investimentos que, se sair todo do papel, pode redesenhar o mapa das obras no município: pavimentação rural, asfalto urbano, o maior centro de imagens da região, nova creche, veículos utilitários, equipamentos para escolas municipais e, claro, a própria Rua Coberta, com projeto já apresentado e verba garantida.

Ao todo, se falou em R$ 120 milhões em investimentos oriundos do Estado para o município.

Um tempero extra

O detalhe que apimenta a história é que Backes e Marcio não se bicam mais. Romperam politicamente, e hoje caminham em trilhas opostas. O próprio Marcio disse em entrevista ao O Presente que não quer mais conversa com Backes.

E agora, Hussein Bakri promete para Backes muito mais do que Marcio teve à disposição durante os seus anos de governo. Se realmente cumprir, será um golpe direto no trono simbólico do antecessor.

Mas o desafio de Backes vai além das promessas fresquinhas. Ele também carrega na mochila obras inacabadas herdadas da gestão anterior, como o Teatro Municipal e a revitalização da Praça Willy Barth, que ficaram pelo caminho e, agora, viram termômetro para medir a eficiência do atual governo.

Inclusive, durante a reunião, Hussein Bakri chegou a acionar o secretário de Planejamento, Anderson Bento Maria, para atualizar a situação do teatro, destacando que está sendo concluído o projeto da cenotécnica e em breve o prefeito deve assinar o convênio com Itaipu para encaminhar a conclusão da obra.

Aliás, entregar o novo sem deixar o velho para trás será decisivo para que a frase de Bakri vire realidade.

Ganha a cidade

A corrida pelo título de “melhor prefeito da história” está lançada. E, como toda boa disputa política, não se vence apenas com discurso: é preciso cruzar a linha de chegada com concreto, tijolo e fita cortada (e não vale fita de obra inacabada).

E, se essa disputa de egos render obras, desenvolvimento e qualidade de vida, que vença quem quiser. Porque, aí sim, o maior vencedor será Marechal Cândido Rondon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *