Pela primeira vez em três meses de mandato a vereadora Tania Maion entrou em contato com o Blog. Fiquei honrado, pois os outros 12 vereadores regularmente dialogam comigo, apresento críticas e pontos de vista e agora, com a vereadora Tania, completam-se 13.

A manifestação da vereadora ocorreu também após a publicação da matéria sobre os bastidores da reunião da base do governo, realizada neste sábado (29), na casa do secretário de Governo, Gilmar Dattein. Anteriormente, o vereador Rafael Heinrich também havia manifestado incosistências nas informações apuradas (nunca foi tão difícil).

Em nota enviada ao Blog (veja na íntegra ao final do post), Tania afirmou que sua fala na reunião foi distorcida e questionou a ética das fontes que repassaram as informações. Segundo ela, o conteúdo publicado “faltou com a verdade” e omitiu partes importantes da conversa.

No artigo original, o Blog postou que Tania teria pedido que os colegas não assinassem em conjunto com o vereador Fernando Nègre, requerimento solicitando visitas técnicas ao Teatro Municipal  e a Praça Willy Barth, pelo fato dele ser do PT. Tania afirmou que não disse isso e que a fala sobre o requerimento foi tirada do contexto. Contudo, na nota enviada, não explicou o contexto.

Sigilo

Tania também destacou que, como vereadora, tem o dever de respeitar o sigilo das reuniões internas, especialmente quando esse sigilo é solicitado pelos participantes, como teria sido o caso. Por esse motivo, afirmou que não irá revelar o conteúdo completo do encontro, mesmo sentindo-se injustiçada.

Na nota, a vereadora escreveu:

“A fonte (ou as fontes) que falou ao Blog faltou com a ética, e agiu como pessoa sem caráter, pois distorceu falas, e omitiu outras fundamentais para a compreensão do que realmente foi discutido.”

E foi além, ao questionar se as distorções teriam sido intencionais:

“Seria intencional?”

Crítica ao Blog

A parlamentar ainda fez críticas ao Blog, dizendo lamentar a suposta “auto sabotagem” deste jornalista, e defendeu que imparcialidade e verdade sejam a regra, e não a exceção.

O Blog do Jadir reafirma que a publicação original foi baseada em apuração jornalística séria, com várias fontes ligadas diretamente à reunião. Também reitera que, como sempre, abre espaço para todos os envolvidos apresentarem sua versão dos fatos — como agora foi feito.

Num cenário em que as versões se cruzam e os bastidores continuam pegando fogo, cabe ao leitor tirar suas conclusões.

Nota na íntegra

“Sou vereadora e fui eleita pelo povo rondonense para representá-los com dignidade, ética e imparcialidade e uma das funções do vereador de acordo com o regimento interno da Câmara é guardar sigilo de tudo que os vereadores falam em comissões e reuniões internas, quando assim solicitado, como foi este o caso.
O texto que falou à meu respeito não condiz com a realidade, faltou com a verdade.
Sinto decepcioná-lo, mas não serei eu a divulgar o real conteúdo da reunião, pois não posso e essa não é minha prática.
A fonte (ou as fontes) que falou ao Blog faltou com a ética, e agiu como pessoa sem caráter, pois distorceu falas, e omitiu outras fundamentais para a compreensão do que realmente foi discutido. Seria intencional?
Se foi vereador o seu informante, desmereceu o respeito e os votos recebidos de seus eleitores.
Quanto ao Blog, vivemos tempos em que os leitores já não suportam mais narrativas e informações falsas ou distorcidas, e ainda, omitir seletivamente algumas falas proferidas. Lamento sua auto sabotagem como jornalista.
Propagar narrativas e divulgar inverdades só criam discórdias que favorecem interesses escusos.
IMPARCIALIDADE e VERDADE deveriam ser a REGRA, jamais a EXCEÇÃO.

TANIA MAION
Vereadora”

 

2 Replies to “Vereadora Tania também reage: “Faltaram com a verdade sobre minha fala”

  1. ✓ A vereadora está com razão na sua fala abaixo. A extrema-direita é especialista em narrativas distorcidas:
    ✓”Propagar narrativas e divulgar inverdades só criam discórdias que favorecem interesses escusos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *