O concorrido evento realizado na AACC na noite desta quarta-feira (19) foi marcado por discursos, projeções otimistas e, claro, movimentações políticas nos bastidores. Se a solenidade oficial, cheia de gente, teve como foco a entrega do pré-projeto de adequação das rodovias PR-495 e PR-497, o jantar reservado que se seguiu acabou roubando atenção por outros motivos.

A cena que gerou burburinho e até registros em redes sociais (foto acima) foi a longa conversa entre o deputado Hussein Bakri (PSD) e o vereador de Marechal Cândido Rondon, João Eduardo dos Santos, o Juca (Podemos). Sentados lado a lado, trocaram palavras e, ao que tudo indica, afinidades políticas. Mas o que isso significa?

Oposição ou transição?

Até aqui, Juca tem se posicionado como vereador de oposição ao governo Backes e Sauer, mas sua frequente presença em eventos da administração e sua facilidade em transitar entre figuras da situação acendem um alerta. Estaria Juca recalculando sua rota?

Outro ponto de interrogação recai sobre seu futuro político. Nos bastidores, ele vinha articulando uma eventual candidatura a deputado estadual, mas a aproximação com Hussein Bakri pode indicar outra direção.

O deputado é uma das principais lideranças do Oeste, líder do governo Ratinho Júnior na Assembleia e já conta com um expressivo grupo de apoiadores em Marechal Cândido Rondon. Juca estaria disposto a abandonar sua pré-candidatura para fortalecer ainda mais esse time?

Outros vereadores no radar

Com a possível repaginação da cena política rondonense, parece que Juca também vai assumindo o protagonismo num grupo que até há pouco tempo era liderado pelo ex-vereador Arion Nasihgil (PL), derrotado na eleição municipal.

Aliás, o jantar também contou com a presença dos vereadores Iloir de Lima, o Padeiro, e Marcos Spohr, ambos do PL e, teoricamente, de oposição. Mas a sintonia deles com figuras ligadas ao governo municipal também vem chamando a atenção. Se Juca decidir se alinhar com o governo, arrasta os colegas junto?

São perguntas que ainda não têm resposta, mas que, sem dúvida, movimentam os bastidores da política rondonense. O tempo – e os próximos eventos – vão mostrar se o jantar foi apenas um encontro casual ou o início de uma nova fase na trajetória política de algumas lideranças locais.

 

2 Replies to “Vereador Juca se aproxima da situação e levanta especulações

  1. Assim, parece que a flexibilização das ideologias ganham contornos diferentes — ou seriam flexibilização de ideologias oportunistas — fator que poderia, administrativamente, ser considerada uma autocracia — com também a flexibilização dos atos de fiscalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *