Muita gente não está ligada, mas o mês de novembro passou a ter três feriados nacionais a partir deste ano. Foi aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula a lei que institui a data de 20 de novembro como feriado nacional em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Muitas pessoas acreditam tratar-se apenas de um ponto facultativo, assim como é o Carnaval, Dia do Servidor Público, entre outras datas. Mas, não. O dia 20 de novembro é feriado mesmo, dia de folga.

Inclusive, na maioria dos calendários impressos distribuídos geralmente como brindes por muitas empresas, sequer consta a data. Apesar disso, a data já vinha sendo celebrada por movimentos de direitos civis desde os anos 1960, como forma de valorizar a luta e a cultura negra. Há alguns anos já era considerada feriado em alguns estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

Qual é o significado do Dia da Consciência Negra?

A data marca a morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, hoje Estado de Alagoas. Quilombo é o nome que se dá a comunidades, que em geral eram fortificadas, formadas majoritariamente por escravizados fugitivos.

Palmares foi o maior quilombo brasileiro, chegando a ter simultaneamente 20 mil habitantes, maior portanto do que a maioria das cidades brasileiras daquela época, quando o país tinha cerca de 300 mil habitantes, excluídos os indígenas.

Zumbi lutou por mais de 15 anos como líder dos escravizados contra as forças coloniais, mas, em 1694, o quilombo foi atacado e destruído por uma expedição liderada por Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello. Zumbi foi ferido no combate e viu-se obrigado a fugir.

Ele acabou sendo capturado cerca de um ano depois, quando morreu degolado pelas tropas dos bandeirantes em 20 de novembro de 1695.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *