Faltando pouco mais de dois meses para a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, os bastidores políticos começaram a esquentar. O ano de 2025 vai começar a todo vapor na política, com a posse dos eleitos em 6 de outubro e a eleição da nova mesa da Câmara para o biênio 2025-26.

Cinco candidatos à presidência já colocaram as suas cartas na mesa e confirmaram ao Blog do Jadir que estão prontos para a disputa. Do União Brasil, estão na corrida Coronel Welygnton, Valdirzinho Sachser e Rafael Heinrich. Pelo Progressistas, entram na parada Claudinho Koehler e Juliano Oliveira. O grupo de situação fez nove dos 13 vereadores e é óbvio que nesse processo, a oposição só assiste as articulações.

Se na eleição para prefeito Adriano Backes ganhou com folga, esse processo interno na Câmara certamente será a primeira prova de fogo do novo prefeito. Backes precisará exercitar seu poder de articulação para manter a harmonia na base. Embora não possa interferir diretamente, o novo prefeito sabe que o resultado dessa votação pode determinar o tom dos primeiros dois anos da sua gestão.

Nos bastidores, as articulações dos pretendentes à presidência já estão a todo vapor. O mais empolgado parece ser o Coronel Welygnton.

“Coloquei meu nome à disposição do nosso grupo de vereadores. Estou preparado para conduzir nossa casa de leis pelos próximos dois anos. Tenho 40 anos de vida pública, sendo 33 na Polícia Militar e sete como secretário de Mobilidade. Acredito que posso dar um equilíbrio importante entre o Executivo e o Legislativo, sempre com muito respeito a todos os vereadores”, respondeu ao Blog.

Claudinho Koehler também confirmou o interesse em ser presidente e disse que já começou a conversar com os futuros vereadores. Ele defende a unidade do grupo.

“Vamos tentar construir algo para que tenhamos unanimidade entre o grupo. Não sendo eu, que seja desta forma com outro nome do grupo”, comentou.

Juliano Oliveira, Valdirzinho Sachser e Rafael Heinrich não fizeram maiores comentários. Apenas confirmaram que são candidatos à presidência.

A definição do nome será a primeira oportunidade de Backes mostrar habilidade política e garantir que o grupo siga unido após o processo, pois um erro facilmente pode transformar aliados em adversários, como já aconteceu em outras oportunidades.

One Reply to “Com cinco candidatos, eleição da Câmara será primeira prova de fogo de Backes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *