Na sessão desta segunda-feira (9), a Câmara Municipal escolheu os membros da comissão de ética encarregados de apurar as sérias denúncias envolvendo o vereador Cleiton Freitag, o Gordinho do Suco. Claudinho Kohler pelo Progressitas, Sargento Dionir pelo Podemos, e Iloir de Lima (Padeiro) pelo PL, foram designados como os guardiões da moral do Poder Legislativo. Eles têm a tarefa não apenas de apurar, mas de restaurar a confiança da opinião pública nas instituições.
Claudinho e Dionir foram escolhas unânimes, com 13 votos cada um. Já Padeiro teve sete votos, contra seis de Pedro Rauber (União Brasil), que ficou na primeira suplência. Moacir Froehlich (MDB) ficou na segunda suplência.
Agora os três membros titulares têm prazo de cinco dias para se reunirem e definirem quem será o presidente, o vice-presidente e o corregedor parlamentar da comissão.
Relembre o caso
Em um trabalho de jornalismo investigativo, o Blog do Jadir confirmou uma denúncia envolvendo o vereador rondonense Cleiton Freitag, o Gordinho do Suco, e seu assessor parlamentar, Victor Kressin.
A denúncia apontava que Kressin, ao invés de exercer suas funções legislativas, para as quais é pago com dinheiro público, dedica-se à venda de imóveis na imobiliária de seu chefe, durante o horário de expediente na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon.
Encontramos evidências nas redes sociais e em outras fontes confiáveis que corroboram as acusações de uso impróprio de recursos públicos. Além disso, acompanhamos a rotina do assessor e ainda simulamos o interesse pela compra de um imóvel, o que confirmou toda a prática que configura improbidade administrativa, peculato de uso e corrupção passiva.
Confira a matéria em vídeo:
Em Jandir eu acho que dor de cotovelo já que você sempre ficou as margens do cabide de emprego na prefeitura seja honesto contigo mesmo seja vereador aí vamos ver a tua capacidade atire a primeira pedra que não tenha pecado