Foi protocolado na Câmara de Marechal Cândido Rondon há alguns dias uma representação com base do escândalo envolvendo o vereador Gordinho do Suco (PP). Os fatos denunciados pela reportagem investigativa do Blog do Jadir configuram clara conduta de quebra de decoro parlamentar e, por conta disso, foi solicitado que a Câmara instale Comissão de Ética para apurar a questão, que pode levar até mesmo à cassação do mandato do Gordinho do Suco.
O requerimento foi acatado pela mesa diretiva da Câmara, que deve submetê-lo para apreciação do plenário em sessão ordinária, o que pode acontecer já nesta segunda-feira (26). Os vereadores terão que decidir através de votação em plenário pela instalação da comissão ou pelo arquivamento do caso.
Existem rumores de que uma articulação de bastidores estaria promovendo o voto pelo arquivamento da representação. Por isso, a expectativa para o posicionamento dos vereadores é grande.
Com dois dos três candidatos a prefeito e mais um candidato a vice-prefeito, bem como com vários vereadores buscando a reeleição, será que algum vereador terá coragem de posicionar-se contra a instalação da Comissão de Ética?
A votação mostrará!
Relembre o caso
Em um trabalho de jornalismo investigativo, o Blog do Jadir confirmou uma denúncia envolvendo o vereador rondonense Cleiton Freitag, o Gordinho do Suco, e seu assessor parlamentar, Victor Kressin.
A denúncia apontava que Kressin, ao invés de exercer suas funções legislativas, para as quais é pago com dinheiro público, dedica-se à venda de imóveis na imobiliária de seu chefe, durante o horário de expediente na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon.
Encontramos evidências nas redes sociais e em outras fontes confiáveis que corroboram as acusações de uso impróprio de recursos públicos. Além disso, acompanhamos a rotina do assessor e ainda simulamos o interesse pela compra de um imóvel, o que confirmou toda a prática que configura improbidade administrativa, peculato de uso e corrupção passiva.
Confira a matéria em vídeo: