Assim como aconteceu no ano passado, a semana da festa de aniversário de Marechal Cândido Rondon terá agito nos bastidores políticos, pois vem aí mais uma pesquisa política para prefeito da cidade.

Trata-se de um levantamento do instituto SDS Pesquisas, de Cascavel, contratado pelo jornal O Paraná, também de Cascavel. Conforme o registro no sistema do TSE, serão entrevistados 600 eleitores entre sexta e sábado, dias 19 e 20. Se ninguém impugnar o resultado até a meia noite de domingo (21), o resultado poderá ser divulgado a partir de segunda-feira (22).

Nas pesquisas divulgadas até aqui em outros municípios, o jornal O Paraná sempre priorizou sua edição impressa para a divulgação dos resultados. A não ser que resolva romper essa tradição e largar o resultado na sua versão digital, é provável que a pesquisa só seja divulgada na terça-feira (23), pois na segunda o jornal impresso não circula.

Questionário

O questionário da pesquisa é bastante simples e objetivo. Serão feitas apenas quatro perguntas aos eleitores pesquisados:

  1. Se as eleições para Prefeito de Marechal Cândido Rondon fossem hoje, em quem
    você votaria?
  2. Se as eleições para prefeito fossem hoje, sendo esses os candidatos, em qual você
    votaria? 1) Adriano Backes (PP) 2)Arion Nasihgil (PL) 3)Marcão do Povo (Cidadania)
    4)Viviane Rodrigues (PSOL) 5)Indeciso 6)Branco/Nulo.
  3. Havendo um confronto entre essas duplas, em qual você votaria para Prefeito e
    Vice? 1) Adriano e Sauer ou 2) Arion e Claiton 3)Indeciso 4)Branco.
  4. Em qual desses nomes você não votaria de jeito nenhum para Prefeito?
    1)Adriano 2) Arion 3)Marcão 4)Viviane 5) Nenhum 6) Nada contra

O que chama a atenção?

Analisando o questionário da pesquisa, apenas uma questão chama a atenção, a terceira, que pesquisa o confronto entre as duplas Adriano e Sauer x Arion e Claiton.

Por que chama a atenção?

Já é de conhecimento público que serão, no mínimo quatro as chapas a concorrer no município, podendo virar cinco caso a Federação PT/PV/PCdoB resolva ir de chapa pura também. Então por que pesquisar um cenário que dificilmente acontecerá?

É justamente uma pergunta semelhante realizada na última pesquisa pelo instituto Excelência Pesquisas, também sem lógica, cujo resultado acabou não sendo divulgado pelo Programa do Picolo em maio, gerando polêmica a partir do momento que o prefeito Marcio Rauber foi à imprensa questionando essa questão.

É curioso que um outro instituto, contratado por um veículo de comunicação de fora da cidade, faça justamente a mesma pergunta, que, conforme já disse, é um cenário praticamente impossível de ocorrer.

Talvez seja apenas para alimentar a curiosidade despertada pelas insinuações do prefeito. Ou não?

One Reply to “Vem aí mais uma pesquisa para prefeito de Rondon”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *